Servidor de Rio Bonito deve se cadastrar para evitar bloqueio de salário em Julho

às

A prefeitura de Rio Bonito ainda não conseguiu finalizar o recadastramento de todos os 2,3 mil servidores efetivos da administração municipal que estão sendo convocados desde abril deste ano. Mesmo prorrogando por duas vezes o prazo para concluir o trabalho, mais de 500 funcionários ainda não compareceram. Embora o prazo tenha terminado nessa sexta-feira (14), quem ainda não atualizou os seus dados ou está com pendências na documentação deve procurar com urgência a secretaria de Administração.

A Secretaria fica no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal, na Praça Cruzeiro. A grande maioria dos servidores em pendência, cerca de 25% do total, são das secretarias de Educação e de Saúde.

De acordo com o secretário de Administração, Sergio Leite, essa é uma exigência do Governo Federal para que todos os trabalhadores, do setor público e privado, atualizem as informações cadastrais — como CPF e número do PIS — no sistema do eSocial, plataforma eletrônica que visa coletar informações de cunho trabalhista, previdenciária, fiscal e tributária decorrentes da relação do trabalho entre a empresa e o trabalhador, com ou sem vínculo empregatício, criando uma base única e centralizadora deste conjunto de informações. Quem estiver com os dados inconsistentes no sistema da União pode ter o pagamento retido no município até resolver as pendências.

O secretário de Administração informa que o comparecimento dos servidores para apresentação da documentação necessária é obrigatória, e está previsto no Estatuto dos Servidores de Rio Bonito (Lei n° 1822/2013), bem como o bloqueio do salário, entre outras sanções, já que o município tem que cumprir as suas obrigações junto ao eSocial. Ele cita, entre outros, os artigos 192 (inciso XVIII), 193 (inciso VIII), 200 (parágrafo I) e 204 (inciso 13) que falam sobre a obrigação hierárquica dos funcionários.

“O descumprimento das obrigações funcionais previstas na Lei pode gerar um processo disciplinar, além de acarretar repreensão e posterior suspensão do servidor e dos seus vencimentos. Isso porque quem estiver com os dados inconsistentes no sistema da União terá o pagamento bloqueado, até que todas as pendências relativas à documentação sejam resolvidas”, explica Sérgio Leite.

Banco de Dados – A principal finalidade do e-Social é criar um banco de dados único, sistematizando o gerenciamento e fiscalização das informações, e possibilitando o compartilhamento em tempo real destas informações entre os diversos órgãos administrativos, como Previdência Social e Receita Federal, entre outros.

Veja também

A expectativa é que o acordo entre em vigor hoje quarta-feira (27) e que ele dure dois meses.
às
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias