Com o objetivo de homenagear pessoas que fizeram parte dos 30 anos de emancipação político-administrativa de Tanguá, a Câmara de Vereadores, em nome do seu presidente, Serginho do Pinhão, promoveu uma Sessão Solene Especial no último dia 5. Além de ex-vereadores de outras legislaturas, também foram homenageadas pessoas que foram responsáveis pelo processo de emancipação do município, antes mesmo de 1995, data em que a cidade finalmente conseguiu sua independência.
Leia também: União de Maricá faz seu 1º ensaio de rua para desfile de 2026
Todos por Tanguá
Paralelo às honras, um fato de destaque foi o encontro de todos os grupos políticos da cidade em uma cerimônia, fato quase inédito nos últimos tempos, mas conquistado pelo presidente Serginho do Pinhão, junto com os demais vereadores. A solenidade contou com a presença do atual prefeito Rodrigo Medeiros e dos ex-prefeitos, Valber Marcelo, Carlos Pereira e Jailson Cardoso.
Testemunhas da história
Serginho destacou o intuito do evento e nomes de alguns homenageados da noite.
“Como Tanguá está completando 30 anos, e eu sempre entendi que todos são colaboradores para o avanço da cidade, a gente precisava homenagear os atores que foram fundamentais para o desenvolvimento do município. Desde a emancipação, várias pessoas são citadas, mas quero destacar o Breno Caputo, o Zizil Luz (Carlos Roberto da Luz) e o ex-prefeito de Itaboraí, João César Cáffaro, que colaboraram, e muito, para esse processo de emancipação. Fiz esse evento hoje, juntamente com meus pares, para homenagear a todos os vereadores, representantes do povo, e os ex-prefeitos que colaboraram para o avanço do município”, pontuou.
Segundo os três personagens principais dessa conquista, a vontade do povo de ter independência de Itaboraí se baseava na falta de estrutura que o então distrito tinha. Relatos dão conta de que Tanguá era uma localidade “esquecida” pelo município vizinho, apesar de fornecer boa receita por causa da Companhia Brasileira de Antibióticos, a antiga CIBRAN, uma das maiores fábricas de antibióticos da América Latina, que era localizada na cidade.
Um dos mencionados por Serginho, o ex-prefeito de Itaboraí, que foi o responsável por levar à frente, no âmbito político, o processo de emancipação, contou à reportagem da Folha como foi a negociação para que a votação fosse favorável a Tanguá.
“Fui eleito prefeito de Itaboraí em 1992, quando Tanguá era o 5º distrito de Itaboraí. Tivemos que lutar muito (para emancipar a cidade), tivemos que fazer novos distritos, tiramos (da negociação) Pacheco (distrito de Itaboraí) de Tanguá, para poder dar quórum (para aprovar o projeto de emancipação). Foi muita luta e a população de Tanguá está de parabéns porque foram eles que emanciparam a cidade”, analisou João César Cáffaro.
Outro personagem homenageado foi o aposentado Bruno Caputo, que na época era secretário geral da comissão criada para a emancipação. “Tive participação no primeiro processo de emancipação de Tanguá, que aconteceu em 1991, mas acabou não dando resultado. Mas em 92, começamos um novo processo, organizamos a sociedade civil e criamos uma comissão, em que eu era o secretário geral. Fomos então ao primeiro plebiscito, que teve uma apuração em público, aí Tanguá foi instalado e graças a Deus está dando certo e espero que continue”, desejou Caputo.
O militar reformado, Carlos Roberto da Luz, mais conhecido como Zizil Luz, contou que a luta pela emancipação começou bem antes de 1995. “A luta mesmo começou em 1988, e a maioria das pessoas que fizeram parte dela, já se foram, só tem eu e mais uns três que estão vivos, mas conseguimos o grande objetivo, que foi a emancipação de Tanguá”, disse com orgulho.
À Folha, o prefeito Rodrigo Medeiros disse que o objetivo é que a cidade continue crescendo com o vigor que os antigos tiveram para emancipá-la.
“A gente reafirma a nossa identidade a cada ano, mas poder completar 30 anos com tanto vigor, energia, e convicção de que estamos no caminho certo para poder construir cada vez mais uma sociedade mais justa e igualitária, é muito gratificante. E especialmente por perceber o vigor da sociedade tanguaenses, a forma como a gente chega para esse momento, olhando para o futuro, com uma perspectiva muito otimista de que o melhor ainda está por vir, viva Tanguá”, comemorou o prefeito.
Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.