Capitão Nelson (Avante) foi empossado deputado estadual ontem (27) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Ele era o suplente de Marcos Abrahão, deputado que foi preso durante o mandato no ano passado — pouco depois de ter sido reeleito.
Vereador em São Gonçalo, Capitão Nelson se licenciou do cargo para assumir o parlamento estadual. Caso Abraão seja solto, Capitão Nelson, poderá retornar ao parlamento municipal, devido a uma lei do vereador Jorge Mariola (PHS) que prevê que caso um vereador da cidade assuma como suplente na esfera Estadual ou Nacional, o mesmo poderá retornar ao seu posto original. Em SG, quem assume a vaga é Julinho da Renascer (PTdoB).
No total, seis dos 70 deputados foram presos. Somente um dos detidos, Anderson Alexandre (Solidariedade), não foi empossado simbolicamente abrindo a vaga para os suplentes. Dois suplentes já assumiram os cargos na véspera: Sérgio Fernandes (na vaga de Luiz Martins, do PDT) e Sérgio Louback (na vaga de Chiquinho da Mangueira, do PSC).
O suplente de André Corrêa, Carlo Caiado (DEM), ainda não assumiu. No último caso, quem deveria assumir a vaga de Marcus Vinicius Neskau (PTB) é Coronel Jairo (Solidariedade). Coronel Jairo, no entanto, também está preso e, se não for solto em 30 dias, perderá a suplência.
Foto: Leonardo Ferraz