A Prefeitura de Tanguá iniciou na última sexta-feira (22), a testagem rápida de pacientes para o novo coronavírus. Os testes começaram a ser feitos nas unidades do Programa de Saúde da Família Centro I. Gradualmente, o serviço chegará a todas os bairros da cidade.
O trabalho iniciado, segue protocolos internacionais que tiveram resultados positivos, no combate ao vírus. Dentro do planejamento, de acordo com a secretária de Saúde do município, Tatiana Lisboa, nos próximos dois meses, a cidade alcance uma taxa significativa de pessoas testadas.
“Essa ação, vai ampliar muito a nossa capacidade de testagem porque hoje nós só testamos os pacientes internados e em situação grave”, explicou Tatiana.
A ação desenvolvida pela Vigilância em Saúde juntamente com a Equipe de Saúde da Família, testou em seu primeiro dia, 50 testes com 12 resultados positivos, estes de residentes dos seguintes bairros:
Ampliação – 01
Bandeirantes – 02
Pinhão – 06
Vila Cortes – 03
Os testes foram realizados em pacientes notificadas com síndrome gripal e que estão em acompanhamento pela Equipe de Saúde da Família do Bairro em que residem e pela Vigilância em Saúde. As pessoas foram contactadas, via ligação telefônica, e agendadas para o horário e local definido, seguindo normas para não gerar aglomerações.
“A testagem é fundamental para mapear os casos no município, orientando as ações, além de proporcionar à população a oportunidade de saber se teve contato com o vírus e se tem anticorpos da doença, a ação está priorizando os usuários notificados com sintomas gripais.” Acrescenta Rodrigo Lopes, diretor da Vigilância em Saúde.