Na tentativa de evitar que Rio Bonito registre casos do coronavírus, a Prefeitura está tomando alguns cuidados com base nas orientações do governo do Estado e do Ministério da Saúde. Nas unidades de saúde municipais, janelas estão sendo mantidas abertas e as recepções estão abastecidas com álcool gel. Exames, consultas e cirurgias estão sendo realizados, mas com restrições. Para os idosos que tem consultas ou exames marcados que não são de urgência, a orientação é que fiquem em casa, pois o contato com outros pacientes nas unidades pode acarretar uma contaminação, orienta a coordenadora de atenção básica das Estratégias Saúde da Família (ESF), Roberta Demier.
“Se a pessoa é idosa ou tem doença crônica, só deve procurar a emergência da UPA ou do Hospital se estiver com febre e dificuldade de respirar; mas se os sintomas forem apenas de uma gripe normal e leve, fiquem em casa”, pede Roberta.
Outra mudança de comportamento é no esquema de consultas, as unidades de atendimento especializado estão funcionando com agenda reduzida para evitar aglomeração. Roberta orienta que após o término dessas medidas de prevenção, o paciente pode remarcar sua consulta levando a guia de referência do ESF do seu bairro.
Até o momento, exames estão sendo feitos normalmente, mas podem sofrer alterações caso haja alguma orientação diferente, já que a Prefeitura está seguindo as determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. “Para os profissionais da saúde, a orientação é que mantenham uma distância de um metro entre a cadeira dele e a do paciente, e limpem a mesa com álcool a cada término de consulta”, explica Roberta.
Para atender a uma possível demanda do município, o prefeito José Luiz Antunes, determinou que todas as folgas e férias dos profissionais da saúde sejam suspensas até segunda ordem.
Nos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS), todas as atividades em grupo foram suspensas, mas a subsecretária de Saúde de Rio Bonito, Ana Célia D’Ávila, explica que os pacientes não ficarão sem medicação, pois as receitas serão transcritas. Ela ainda esclarece a população que não há motivo para pânico. “Todas as ações cabíveis, a Prefeitura está tomando, mas é necessário que as pessoas evitem ambientes com aglomeração, como Igrejas, clubes e comemorações, mesmo familiares”.