Universitários reclamam de falta de ônibus em 2023 mas Prefeitura diz que situação já foi normalizada

às
WhatsApp Image 2023-02-13 at 10.49.42 (5)

No início do mês de fevereiro, a Folha recebeu algumas denúncias de universitários que reclamavam da falta de ônibus. A reportagem ouviu a coordenação do transporte que informou que os problemas foram pontuais e que após o carnaval, os seis coletivos que fazem o transporte dos estudantes voltarão a circular normalmente.

Segundo o responsável pelo setor, Júnior Reis, em novembro de 2022, os universitários que estudam em instituições que só iriam entrar de férias em fevereiro, os procurou. Os alunos pediram para que os coletivos continuassem circulando em janeiro, quando normalmente a maior parte dos estudantes está de recesso.

Junior disse que o pedido foi aceito e o aviso foi dado ainda em 2022, que o transporte funcionaria para esses estudantes em janeiro e parte de fevereiro, quando finalmente entrariam em férias.

“Fiz um cronograma para atendê-los em janeiro de 2023 até o dia 10 de fevereiro. Os alunos estavam cientes, nós comunicamos nas nossas redes sociais. Teve um pequeno problema de muita procura e só ter um ônibus, mas já voltamos ao normal”, disse Júnior que ainda completou informando que nos últimos dias que o coletivo circulou com o esquema diferenciado, sobraram vagas nos ônibus. “Em alguns dias temos um aumento de alunos, mas não é algo constante”.

O coordenador disse que em 2022, nenhum estudante universitário ficou sem o transporte fornecido pela Prefeitura.

A reportagem da Folha ouviu o representante dos universitários do turno da noite, Tiago Cardoso. Segundo ele, desde a última segunda-feira (13) mais ônibus já começaram a circular para suprir a demanda.

“Teve bastante gente que ficou pedindo mais ônibus, só que após as primeiras semanas, a intenção é aumentar a quantidade de ônibus, como por exemplo nessa semana, que já aumentou a quantidade”.

Cadastramento e recadastramento

Atualmente a Prefeitura transporta 1.333 alunos para universidades em são Gonçalo e Niterói. Na última segunda-feira (13) a Prefeitura iniciou o cadastramento dos novos universitários que começarão a utilizar o serviço este ano. Os veteranos só farão o recadastramento em março, entre os dias 21 e 30.

De acordo com Junior uma novidade para este ano de 2023 devem ser os coletivos com acessibilidade para cadeirantes. Ele conta que o pedido foi feito e aguarda finalização do processo. “Fizemos um pedido de um ônibus com acessibilidade para cadeirante”.

O cadastramento e o recadastramento são feitos na sede do setor do transporte universitário, localizado dentro do Mercado Municipal, no Centro da cidade e funciona de 9h às 11h30 e de 13h às 17h de segunda a sexta-feira.

 

 

Lívia Louzada

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias