A Prefeitura de Maricá formalizou na última segunda-feira (11)a assinatura do termo de cooperação técnica com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), marcando o início do projeto “Vermelhinho das Águas” – o primeiro sistema municipal aquaviário gratuito de passageiros e cargas da cidade. De acordo com o prefeito, Washington Quaquá, o novo transporte promete interligar Ponta Negra ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
A cerimônia ocorreu na sede da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), onde também foi apresentada a proposta técnica que prevê a implantação de estações aquaviárias em diversos pontos da cidade, como nas orlas das Amendoeiras, em São José do Imbassaí; do Parque Nanci e de Araçatiba; além de pontos na Barra de Maricá, Jacaroá, Bambuí, Guarapina e Jaconé.
O projeto ainda vai interligar o transporte de passageiros ao escoamento de produtos maricaenses e será integrado ao “Caminho das Artes”, um futuro complexo de lazer e cultura com museus, praça, espaço de convivência e áreas de recreação.
Segundo o prefeito, a Prefeitura tem investido para dragar os canais da cidade e a expectativa é que – no período de um ano e meio – os números de tratamento de esgoto aumentem de 7% para 69%. Quaquá também afirmou que o projeto promete revolucionar a cidade.
“O cidadão vai poder circular pelas lagoas de Maricá gratuitamente. Vamos melhorar também o fluxo de cargas. Tudo está pensado, assim como um ferryboat no futuro, que vai ligar Ponta Negra ao aeroporto Santos Dumont. É uma revolução”, disse o prefeito.
O presidente da Codemar, Celso Pansera, comentou sobre como o projeto pode mudar a mobilidade urbana de Maricá.
“Vamos melhorar a fluidez da cidade aproveitando a disposição das nossas lagoas. Melhorar Maricá para que quem mora – e quem visita – consiga trafegar por outros meios. Integrar os modais aquaviários ao transporte público é um grande passo”, falou o presidente da Codemar.
O chefe do serviço de Engenharia Aquaviária do DNIT, Mauro Medeiros de Carvalho Junior, afirmou que o projeto estava sendo estudado há cerca de um ano.
“A gente já vinha estudando o projeto há um ano antes de assinar esse acordo de cooperação com Maricá. Agora, daremos início aos estudos de viabilidade para confirmar se as áreas pré-escolhidas são viáveis. Depois vamos desenvolver o projeto executivo para começar as obras”, disse Mauro.
Leia também: Mais de 300 crianças recebem kits de inverno em Tanguá
Siga as redes sociais do Jornal, clique aqui!
[…] Leia também: Maricá anuncia projeto aquaviário gratuito – “Vermelhinho das Águas” […]