O governador do estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, afirmou na noite desta segunda-feira (4) que estuda sanções para pessoas que desrespeitam as medidas de isolamento social para combate à Covid-19.
Em entrevista ao programa Roda Viva da TV Cultura, o governador afirmou que irá debater possíveis aplicações de multas em uma reunião com o Ministério Público do Rio na terça-feira (5).
“O grande problema agora são as pessoas na rua (…) Eu conversei com o Ministério Público e marcamos para amanhã uma reunião a fim de discutirmos essas medidas que possam ser adotadas para as pessoas que não estejam observando a necessidade de ficar em casa e possam sofrer algum tipo de sansão”, afirmou Wilson Witzel.
“Muitas pessoas estão indo para as ruas. Nós temos algo em torno de 50% dessas pessoas na rua, quando deveria ser bem menos pelas atividades essenciais que estão funcionando. Isso tem prejudicado o controle da pandemia. Nós precisamos de uma redução ainda maior na escala de contágio e das internações”, completou o governador.
O governador do Rio afirmou ainda que participariam do processo de sanção as policiais Militar e Civil do estado.
Possibilidade de ‘lockdown’
Ao ser questionado sobre a possibilidade de determinar o ‘lockdown’ [bloqueio total] no estado do Rio de Janeiro, o governador do Rio afirmou que a medida é uma possibilidade. “É uma das soluções que podem ser adotadas”, disse Witzel.
Ele disse ainda que a estratégia deveria ser debatida com órgãos competentes antes de ser implantada.
“Essa questão do termo lockdown não existe na nossa legislação. Construir essas medidas vai exigir um debate com o Ministério Público e Defensoria Pública para estabelecermos as regras necessárias para uma restrição maior com as pessoas”.
Medidas de isolamento social prorrogadas no RJ
Na última quinta-feira (30), o governador Witzel anunciou, junto com a prefeitura do Rio, a prorrogação das medidas de isolamento social para combate da Covid-19. No município, as restrições vão até o dia 15 de maio e no estado até o dia 11.
O decreto do governador Wilson Witzel publicado no Diário Oficial desta quinta estende as proibições até o dia 11 de maio.
“A curva de mortalidade e de contaminação ainda é alta, apesar de estar sob controle. Exatamente por estar sob controle que nós estamos muito preocupados com qualquer reabertura de atividade econômica. Sei das dificuldades, sei dos problemas que todos estamos passando, mas enquanto não inaugurarmos os hospitais de campanha, que esta em fase final de conclusão, nós não não poderemos fazer a reabertura. 70% da ocupação dos leitos de UTI é o máximo que nos podemos permitir pra reabertura. E, infelizmente, ainda não estamos nesse patamar”, explicou o governador.
Suspensos:
- Banhos de mar e festas;
- Aulas nas unidades da rede pública e privada de ensino, inclusive nas unidades de ensino superior;
- Comícios, passeatas e carreatas;
- Jogos de futebol e demais eventos desportivos;
- Sessões de cinema e de teatro;
- Shows;
- Eventos em salão ou casa de festas, como aniversários;
- Feiras e eventos científicos;
- Visitação a unidades prisionais;
- Visitação a pacientes diagnosticados com o Covid-19.
- Restrições nos transportes:
- Redução de 50% da frota e ônibus, barcas, trens e metrô;
- Suspensão do passe livre.