Zona Norte sedia o primeiro Mutirão de Direitos do ano da Prefeitura de Niterói

às
1

A Prefeitura de Niterói realizou, neste sábado (4), o primeiro Mutirão de Direitos deste ano. A ação aconteceu no Campo de São Jorge, na Comunidade do Morro do Serrão, Zona Norte da cidade. A atividade é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH) em parceria com a Secretaria de Saúde (SMS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Seden), Secretaria de Educação (SME), Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Niterói) e ofereceu serviços de saúde, agendamento para retirada de documento de identificação civil, assistência jurídica e esclarecimentos na área de microempreendorismo. Foram realizados 50 atendimentos durante o mutirão.

Para o secretário municipal de Direitos Humanos, Rafael Adonis, o Mutirão de Direitos é uma forma de garantir o acesso à cidadania, principalmente, para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social em áreas mais periféricas do município.

“O mutirão é uma forma estratégica de aproximar os serviços públicos da nossa cidade da população. Entendemos que precisamos atuar de forma itinerante para dar mais dignidade, acesso à cidadania e promover os direitos sociais para as pessoas que hoje se encontram em vulnerabilidade social”, destacou.

Durante o mutirão, a população pode participar dos serviços de aferição de pressão arterial e glicose, distribuição de preservativos pela SMS, esclarecer dúvidas de como se tornar Microempreendedor Individual (MEI), agendar a emissão de identidade e receber assistência jurídica prestada pela OAB Niterói.

Sônia Souza, conhecida como “Soninha”, presidente da Associação de Moradores do Morro do Serrão, agradeceu a iniciativa.

“Eu tenho muito que agradecer. A comunidade realmente estava precisando disso e estamos de portas abertas para outras ações como essa”, comentou.

Além dos mutirões, a SMDH disponibiliza o ZAP dos Direitos Humanos ((21) 99182-6458) como canal de atendimento à população para agendamento de emissões de identidade, denúncias de violações de direitos humanos, mediação de conflitos e atendimento a migrantes e refugiados.

Veja também

Ela caiu em frente ao Esporte Clube Fluminense, por volta de 16h20
às
As palestras serão destinadas para produtores rurais da região, principalmente aqueles que trabalham com agroindústria familiar
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias