Mais uma formatura do Lona na Lua Tanguá. Depois de terem aulas de teatro, circo, música, dança, roteiro, história do cinema, desenho, cenografia e figurino e LIBRAS, cerca de 500 alunos do Lona na Lua Tanguá, se formaram. Para mostrar tudo que aprenderam, os jovens de 6 a 18 anos encenaram a peça ‘Cidade das Flores’.
Além disso, leia também:
Lona na Lua apresenta novos espetáculos no mês de abril
As oficinas são oferecidas através do projeto ‘Lona na Lua: Energia para Cultura’, que conta com patrocínio da Enel, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
As oficinas foram iniciadas em maio de 2024, quando a dona de casa Mônica Araújo começou a levar seu filho, Théo, de 8 anos, para as aulas. Ela conta que desde então, percebe como ele mudou seu comportamento e recomenda que outras mães façam o mesmo.
“Não queixem de trazer seus filhos para o Lona na Lua. A minha experiência como mãe, foi maravilhosa, e para a criança também. A equipe toda é ótima, são carinhosos e dão atenção. Pra mim, está sendo o máximo”, conta Mônica.
Mas quem realmente gostou da experiência de ser um “loneiro”, foi o Théo. “Venham para o Lona na Lua porque ele é a melhor coisa que existe. O Lona é radiante. O Tio Zeca (diretor e fundador do Lona na Lua, Zeca Novais) quando criou, teve uma imaginação espetacular. Tem muitas coisas legais aqui, tem circo, música, dança e teatro”, disse a criança com brilho nos olhos após sua apresentação.
E por falar no Tio Zeca, ele explica que com a união dos três setores da sociedade, a arte pode promover a inclusão de crianças e jovens.
“A arte é uma ferramenta muito poderosa de inclusão social e, quando a gente consegue essa inclusão nas três pontas, o Lona como terceiro setor, o governo do Estado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e a Enel, pela iniciativa privada, a gente vê que as coisas têm sim um caminho para acontecerem, que existe uma forma da gente se juntar, dialogar e fazer as coisas darem certo”, analisa Zeca Novais.
Como resultado dessa junção de forças em prol da arte e da cultura, está o futuro das crianças alunas do Lona. O prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, conta como a iniciativa faz diferença na cidade.
“A vinda do Lona para Tanguá mudou totalmente a nossa realidade, a gente vivia em uma cidade muito menos alegre do que ela é hoje e, com as crianças com um horizonte muito menos auspicioso. Ao longo desses três anos em que o Lona está instalado aqui, essa parceria com a cidade só se solidifica. Todos os anos a gente vai vendo os resultados, vendo as nossas crianças se desenvolverem”, conta o prefeito Rodrigo.
Por Lívia Louzada

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.
[…] Formatura de alunos do Lona na Lua Tanguá tem apresentação de peça teatral […]