Os engenheiros Hélio Suêvo Rodrigues e João Bosco Setti, da “Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem”, estiveram em Silva Jardim para analisar a possibilidade de implantação de um trem de turismo na cidade, no último dia 28/10. Eles atenderam o convite do Coordenador de Indústria e Comércio da Prefeitura, Jocenildo de Andrade, pelo qual foram recebidos, e visitaram pontos do trecho de oito quilômetros da linha férrea onde o projeto do trem deverá ser desenvolvido. Entre eles as antigas estações do Centro do Município e da localidade de Engenhoca, na Lagoa de Juturnaíba.
A visita faz parte da busca de parcerias que o município de Silva Jardim empreende para implantar o seu “trem turístico”. Os engenheiros farão uma proposta de trabalho à Municipalidade para efetuar um levantamento das atuais condições do trecho pretendido. O objetivo é orçar os custos das despesas de recuperação da malha ferroviária no que diz respeito à substituição de dormentes, reposição de trilhos e reformas de estações, por exemplo.
Tal entendimento será possível uma vez que a Ferrovia Centro Atlântico (FCA) está devolvendo o trecho de Silva Jardim para o Ministério dos Transportes, através da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). E esta, por sua vez, poderá repassá-lo ao Município mediante manifestação da Prefeitura. Solicitação que já foi feita pela prefeita Maira Figueiredo. A cessão para o Município será feita com a comprovação de viabilidade econômica do trecho com atrações para aproveitamento turístico, o que é o caso de Silva Jardim. A intenção da FCA de devolver o trecho que passa por Silva Jardim, assim como por outras cidades do Estado do Rio de Janeiro, foi demonstrada na Audiência Pública que a empresa realizou sobre o assunto no último dia 11/10, no Hotel “Grand Mercure”, no Rio de Janeiro.
O município já dispõe inclusive de um projeto para a implantação do “Trem turístico”, elaborado há 12 anos por Jocenildo de Andrade e o jornalista Evaldo Peclat Nascimento, que na ocasião faziam parte da Secretaria municipal de Turismo. O trabalho prevê que o trem, a princípio puxado por uma locomotiva movida a etanol, combustível não poluente, deverá sair do Centro da cidade e ir até a estação de Engenhoca, próximo à Lagoa de Juturnaíba. E passará por dentro de fazendas que dispõem de cultivo de seringueiras e cacaueiros. Assim como de uma exuberante cobertura verde que possibilitará a observação de flora e fauna exótica remanescentes da Mata Atlântica.
Da estação de Engenhoca, que fica há um quilômetro e meio do Centro do vilarejo da Lagoa de Juturnaíba, os turistas seriam levados por meio de outro tipo de transporte até ela. Onde desfrutariam de suas belezas naturais e gastronômicas/degustativas (restaurantes especializados em peixes), além de banhos na sua orla e prática de esportes aquáticos. E de onde também poderiam sair em passeios de barcos aos seus cerca de 45 quilômetros de espelho d’água. Os engenheiros lembraram que já acompanham a intenção de Silva Jardim em implantar o seu trem turístico desde 2002, quando foi feita a última viagem de passageiros num trem com finalidade turística entre o município de Itaboraí e Silva Jardim. Eles participam, ainda, da implantação dos trens de turismo dos municípios de Miguel Pereira (RJ), Congonhas e Rio Acima (SP).
Já há inclusive empresários interessados em investir nessa implantação até mesmo com a aquisição da máquina. O município, através da Coordenadoria de Indústria e Comércio, também buscará parcerias com outros setores para o custeio. Também participaram da visita a acadêmica de Direito e influenciadora digital Sabrina Cardoso, que tem vídeos gravados mostrando a importância econômica e turística da implantação do trem para Silva Jardim, e o jornalista Evaldo Peclat Nascimento, relator/redator do projeto do “Trem de Turismo”.
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Por Evaldo Peclat Nascimento
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