Lona na Lua recebe espetáculo ‘Trajetórias’ nesta sexta-feira (29/08)

O espetáculo ‘Trajetórias: negros e negras na construção do Brasil’ acontece às 9h desta sexta-feira (29)
às
foto destaque site (30)
Foto: Ascom Lona na Lua

Nesta sexta-feira, dia 29 de agosto, às 9 horas, o Lona na Lua Tanguá recebe o espetáculo ‘Trajetórias: negros e negras na construção do Brasil’. Na plateia, além dos alunos da instituição, estarão estudantes da Escola Municipal Manoel João Gonçalves.

Leia também: Sem Neymar Jr e Vini Jr, convocação da Seleção Brasileira é anunciada

Antes disso, a montagem será apresentada em duas escolas públicas da região. No dia 27 de agosto, às 9 horas, a Escola Municipal Dr Astério Alves de Mendonça, em Rio Bonito, recebe o espetáculo. Já no dia 28 de agosto, às 9 horas, é a vez dos alunos da Escola Jornalista Alberto Torres, de Itaboraí, assistirem a obra. Todas as apresentações serão gratuitas e tem como foco apresentar um espetáculo que traz como temática a cultura afro-brasileira para alunos de escolas públicas e ONGs.

Para o diretor Zeca Novais, esta iniciativa reforça o papel da arte como elemento de formação da consciência crítica da sociedade.

“No palco, três atores negros dão vida a personagens históricos. Considero uma obrigação difundir sobre os feitos gigantescos dos personagens do espetáculo. A arte que acreditamos tem essa perspectiva de deixar um legado de aprendizado para crianças e jovens, que estarão replicando essas histórias não apenas em sala de aula, como também em suas casas”, diz Zeca Novais.

Foto: Ascom Lona na Lua

Sinopse da Obra:

Dina, Tom e Dé têm que fazer trabalho escolar, mas não encontram as informações que precisam. Procurando na biblioteca, encontram personagens que vão ajudá-los na atividade. ‘Trajetórias’ é um espetáculo teatral que combina ficção, história e aspectos biográficos para tratar da vida de três personagens: os irmãos Antonio e André Rebouças e de Enedina Alves Marques. Três pessoas negras que construíram suas trajetórias profissionais como engenheiros de obras importantes no país e nem sempre são lembrados por seus feitos. No século XIX, os irmãos Rebouças, dois homens negros nascidos livres, tornaram-se figuras influentes e foram engenheiros responsáveis por obras de ferrovias e estradas.

‘Trajetórias: negros e negras na construção do Brasil’ é uma obra escrita por Rafael Cal e dirigida por Zeca Novais, que valoriza personagens negros e negras esquecidos pela história brasileira. Contemplado pelo edital Fluxos Fluminenses, o projeto é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc.

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

Entre os atletas, apenas quatro atuam por clubes brasileiros, sendo eles Flamengo, Corinthians e Cruzeiro
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias