Nesta segunda-feira (19), o Ministério da Educação (MEC) anunciou que cinco graduações não poderão mais ser realizadas em formato de educação à distância (EAD). Os cursos incluídos na medida são Medicina, Direito, Enfermagem, Psicologia e Odontologia. A decisão faz parte da Nova Política de Educação à Distância, que busca regularizar a modalidade.
Além destes cursos, graduações à distância nas áreas de saúde e licenciaturas – para formação de professores – devem ter pelo menos 20% da grade horária realizada de forma presencial na instituição ou através de atividades síncronas mediadas (como aulas on-line ao vivo). As provas das modalidades online deverão ser feitas de forma presencial nas unidades de ensino.
De acordo com o MEC, cada universidade terá dois anos para se adaptar às novas regras e para quem já está matriculado neste formato online, deve terminar o curso na mesma modalidade de quando se inscreveu.
A medida tem como objetivo regularizar o modelo EAD, após o aumento de inscrições nesta modalidade. Em 2022, a taxa de matrículas no formato, com 52%, foi superior ao total nos cursos presenciais.
Leia também: Período para regularizar título de eleitor termina hoje (19)
*Com informações do G1.
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.