Deputado Glauber Braga (Psol) e alunos são detidos em desocupação na Uerj

às
Screenshot_4
Foto: Reprodução TV Globo

O deputado federal Glauber Braga (Psol) e três alunos foram detidos durante a desocupação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Por volta das 15h10 desta sexta-feira (20), policiais militares conseguiram retirar os estudantes que ocupavam a Uerj e cumpriram a decisão judicial da 13ª Vara de Fazenda Pública, que determinava a reintegração de posse da Uerj com a desocupação completa dos prédios.

Além disso, leia também:

Tradicionais colégios de Rio Bonito não serão locais de votação nesta eleição

No início da tarde desta sexta-feira, policiais do Batalhão de Choque da PM entraram na universidade e utilizaram bombas de efeito moral.

Por volta das 14h, três estudantes estavam detidos em um ônibus da Polícia Militar. Além deles, o deputado federal Glauber Braga (Psol), que estava no local para apoiar os alunos da Uerj, também foi detido. Todos foram levados para a Cidade da Polícia.

A entrada dos policiais ocorreu às 13h20, pelo portão 7 da Uerj. Segundo testemunhas, os estudantes jogaram pedras e pedaços de madeira contra os policiais, que revidaram as agressões.

Durante o confronto, alunos colocaram fogo em pneus na Avenida Rei Pelé, uma das principais vias da Zona Norte. Estudantes que estavam do lado de fora da universidade tentaram entrar no local para apoiar os colegas. Ainda não há informações sobre feridos.

Por volta das 14h50, a situação no local estava mais tranquila, mas muitos estudantes ainda ocupavam o prédio principal da sede da Uerj. A desocupação foi confirmada pela Polícia Militar às 15h10.

Ocupação desde julho

Os alunos, que protestam e ocupam espaços no local desde julho por conta de cortes de benefícios, não cumpriram a decisão da Justiça que determinou a desocupação do prédio. Durante a semana, a juíza Luciana Losada já tinha decidido pela desocupação, mas com 24 horas de prazo para liberação da reitoria e das salas de aula.

O deputado Glauber Braga se manifestou através de sua assessoria de imprensa.

“Ao defender os estudantes da UERJ que estavam sendo ameaçados e agredidos pela Tropa de Choque (que pela primeira vez na história entrou na UERJ!), o deputado federal Glauber Braga foi detido.

Os estudantes participavam de uma ocupação na universidade, lutando contra cortes no orçamento da política de permanência estudantil destinada a estudantes pobres.

Glauber está sendo levado junto com mais 3 estudantes nessa reintegração de posse absurda. É uma detenção ilegal, já que um deputado federal só pode ser detido em flagrante por crime inafiançável.

Assim funciona o autoritarismo e a truculência de Cláudio Castro e da reitoria da UERJ. Lutar não é crime! Abaixo o autoritarismo e a repressão!”

Deputado Glauber Braga. Ele e três alunos foram detidos durante a desocupação da Uerj por policiais do Batalhão de Choque da PM.
Foto: Reprodução TV Globo

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Fonte: Gabriela Moreira, Guilherme Santos, Henrique Coelho, Raoni Alves, g1 Rio e TV Globo

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias