Rio Bonito Carnaval 2024: Bloco do Caneco completa quase 30 anos com distribuição de prêmios
Bloco do Caneco faz quase 30 anos. Fundado há quase 30 anos pelo ex-vereador Carlos Cordeiro Neto, o Caneco, o bloco que leva seu nome, o Bloco do Caneco, passou por muitas fases, mas há alguns anos se consolidou como um baile de carnaval popular para todas as idades, que recebe os foliões que apreciam as marchinhas de carnaval. O bloco de Rio Bonito sai tradicionalmente na sexta-feira de carnaval, este ano, no dia 9 de fevereiro, às 19h, sempre na Rua Nilo Peçanha, em frente ao Bar do Onça, no Centro da cidade. Apesar do tempo de existência, todos os anos apresenta uma novidade, em 2024 o enredo é ‘No mundo da fantasia o Bloco do Caneco é só alegria!’, por isso, a recomendação é para que os foliões compareçam fantasiados, pois concorrerão a prêmios.
Além disso, leia também outras notícias sobre o carnaval.
Início do Bloco do Caneco
Segundo Caneco, o bloco foi fundado depois que o antigo Bloco Unidos do Bequinho encerrou as atividades. O grupo havia sido fundado por moradores da Travessa Carvalho, localizada próxima a Rua Major Bezerra Cavalcante, no Centro. Caneco era muito envolvido no bloco. Peças do desfile, por exemplo, eram guardadas na sua casa, como se fosse o barracão de uma escola de samba.
“O Bloco do Caneco foi fundado assim que acabou o Bloco Unidos do Bequinho, que era o bloco de moradores da Travessa Carvalho, onde se reuniam vizinhos e familiares para desfilar aos sábados de carnaval. O idealizador, Jailson do Gesso, Fabiana Luísa e Edilamar, tinham a missão de criação de adereços e fantasias. Tinha até um minicarro alegórico em que minha irmã Camile era o destaque. O bloco do Bequinho é a minha raiz”.
O Bequinho terminou em 1992. Logo depois, em 1995, seu amigo Marcelo Soares lhe chamou para criarem o Bloco do Caneco. No mesmo ano, eles entraram no Esporte Clube Fluminense vestidos com uma camisa, como conta Caneco. “Entramos no Fluminense com várias camisas escrito: ‘Vamos levantar o Caneco’, com um desenho de um caneco no meio. E assim, a cada ano que passava o bloco ia crescendo e desfilando nas ruas da cidade”, conta ele.
Com o passar do tempo, a maior parte dos blocos de Rio Bonito deixou de desfilar pelas ruas – cada um por um motivo – e passou a ficar fixo em um ponto da cidade. Com o Bloco do Caneco não foi diferente. A primeira transição foi de desfile para trio elétrico e, em seguida passou a acontecer como é hoje, um palco montado na Rua Nilo Peçanha, em frente ao Bar do Onça, no Centro de Rio Bonito. Na Rua, o bloco faz um verdadeiro baile de carnaval com as antigas marchinhas, uma característica que atrai os foliões mais maduros, mas sem perder o público jovem.
Caneco conta um pouco sobre essa transição vivida pelo bloco. “Realmente o bloco antigamente desfilava pelas ruas da cidade com bateria e sambão. Com o passar dos anos, ficou muito difícil organizar o desfile, então começamos a colocar um trio elétrico, mas mesmo com sucesso total, (o bloco) perdeu a origem. Nos últimos anos passamos a organizar o bloco com a apresentação de uma banda carnavalesca, com os seus instrumentos que proporcionam um verdadeiro baile de carnaval, cantando marchinhas e muito samba, atraindo assim os foliões fantasiados de todas as idades”, explica.
Carnaval 2024
No carnaval deste ano, quem vai levar muito samba ao público é a banda carnavalesca Folia Cultural e, se depender do amor pelo carnaval que tem o patrono desse bloco, animação não vai faltar.
“O segredo (do Bloco do Caneco) é o prazer de ver os foliões se divertindo com muita alegria e alto astral. O carnaval é uma paixão de infância que vigora até hoje”, disse Caneco.
Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.