Bia Haddad dormiu 18ª do ranking mundial e acordou na 11ª posição depois do título no WTA Elite Trophy, na China, durante o domingo. Após maior vitória da carreira, a brasileira falou sobre seus principais objetivos para o fim da temporada. Bia quer retornar ao top-10. Em junho de 2023, a tenista alcançou a melhor posição de uma brasileira na história do ranking mundial na era moderna, ocupando o décimo lugar.
– Quero usar essa energia para recuperar o corpo, cuidar do físico e me preparar para 2024 da melhor forma. Meu primeiro objetivo é terminar o ano saudável e chegar no top-10 – disse.
Bia conquistou o título do evento na China após vitória na final contra Qinwen Zheng, 18ª do mundo, por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (13-11) e 7/6 (7-4). Foram 2h50 de partida no torneio que reuniu as melhores tenistas do ano fora do top 8. Para completar a festa, ela ainda conquistou o título de duplas ao lado da russa Veronica Kudermetova.
- Eu estou feliz com a minha semana, especialmente com a minha mentalidade. Desde o primeiro jogo eu consegui sacar muito bem, devolver muito bem, coisas que eu não estava fazendo muito bem nas últimas semanas. O importante é sempre a gente estar melhorando e eu acho que nessa semana que consegui virar essa chave internamente que foi muito especial. Poder me dar mais uma chance – explicou.
Bia passou por duros momentos desde que chegou para a gira de torneios em território chinês. No WTA 250 de Nanchang, por exemplo, ela era cabeça de chave número 1 do torneio e perdeu logo na estreia para a japonesa Nao Hibino, 93ª do ranking mundial.
- Quando eu cheguei na China, há quatro semanas, eu estava com pontos na minha mão e obviamente não é fácil jogar com pontos. Eu não tinha treinado da forma como eu deveria e gostaria. Mas, isso nunca foi uma desculpa. A gente sempre tentou nosso melhor dentro das condições que a gente tinha. Eu estou muito feliz que a gente continua trabalhando muito duro e nos perdoamos nos momentos que a gente não conseguiu ter sucesso durante as últimas semanas. E a gente mereceu esse título – disse.
Crédito: ge.globo.com