Ao longo de quase dois meses, o Campeonato de Futsal Indústria e Comércio 2025 mobilizou os amantes da modalidade em Rio Bonito. Desde o dia 1º de novembro (sexta-feira), quinze equipes disputaram os títulos das categorias masculina e feminina. Na decisão, que reuniu centenas de pessoas no Rio Bonito Atlético Clube, BV Automotiva e Padaria Guimeshe se consagraram campeões. A grande final aconteceu no dia 19 de dezembro (sexta-feira) e foi marcada por surpresas, gols nos últimos minutos e personagens marcantes.
Leia também: Ponte de Nova Cidade é entregue à população após cerca de 10 anos de espera
Final Masculina
Na categoria masculina, a final entre BV Automotiva e Faggian & Azevedo foi acirrada do começo ao fim. Com dois minutos de partida, a equipe Faggian abriu o placar. Pouco tempo depois, após uma roubada de bola no meio da quadra, o time ampliou o marcador. Mas, ainda na etapa inicial, embalado pelos gritos da torcida, BV diminui a diferença com um chute de fora da área. Ao final dos primeiros 20 minutos, depois de uma cobrança de tiro livre, que contou com desvio do goleiro, BV empatou a partida.
No segundo tempo, faltando apenas sete minutos para acabar o jogo, BV assumiu a ponta do placar. Logo na sequência, a vitória de BV Automotiva foi confirmada com mais uma finalização. Faggian & Azevedo ainda diminui, mas o título de 2025 já tinha dono.
Atleta da equipe campeã, Zinho, falou sobre a dificuldade da competição. “Foi um jogo muito difícil, com duas equipes muito boas. Depois de um campeonato muito disputado, Deus abençoou nossa vitória”, disse o jogador.
Final Feminina

A decisão entre as mulheres foi marcada pela experiência da Cerâmica Marajó, tricampeã do Indústria e Comércio, contra as estreantes da Padaria Guimeshe. Diante de centenas de torcedores, as “veteranas” abriram o placar, ainda no primeiro tempo.
Parecia que Marajó seria tetracampeão, mas faltando apenas 10 minutos para o fim da segunda etapa, Guimeshe igualou o placar. Poucos minutos depois, em uma jogada que saiu de cobrança lateral, as “novatas” assumiram a frente. Quase ao final da partida, um chute que desviou a goleira adversária liquidou o título para o time da Guimeshe.
Em entrevista ao Jornal Folha da Terra, Amanda Ferreira, autora de dois gols na final, falou sobre sua atuação na final, após algumas partidas ausente.
“Fico muito feliz com meu ótimo desempenho na partida e por ter contribuído com dois gols, ajudando todo o time, depois de não poder estar presente nos jogos anteriores. Graças a Deus deu tudo certo e saímos daqui vitoriosas”, afirmou Amanda.
Disputa do 3º lugar
Também no dia 19/12, antes das finais, aconteceu a disputa pelo 3º lugar masculino, entre Riv Nitnave e RC Lanches. Logo no início, a partida apresentava chances mais claras para o Riv Nitnave, porém foi apenas na volta do intervalo que o time abriu o placar.
Ao longo da segunda etapa, o jogo ficou mais equilibrado. Como consequência disso, RC Lanches conseguiu não apenas empatar, como também assumir a ponta do marcador. No entanto, a vantagem não durou muito tempo, Riv Nitnave conseguiu igualar e, em seguida, tomou a vantagem no placar. Na sequência, um gol contra e uma finalização de fora da área liquidaram a partida para Riv Nitnave. Com um placar final de 5×2, o time confirmou a medalha de bronze.
Em entrevista ao Jornal, Ari Quintanilha, que marcou dois gols na partida, comentou sobre a dificuldade do confronto.
“Sabíamos que era um jogo difícil, mesmo sendo terceiro lugar. Pude ajudar minha equipe com dois gols e agora podemos levantar esse troféu, que para nós, é muito importante”, destacou Ari.
O secretário de Esporte e Lazer, Tiago Bitesnik, comentou sobre a realização da final do Indústria e Comércio 2025 sem conflitos.
“É uma alegria muito grande acompanhar essa competição, que faz parte do calendário esportivo e cultural da nossa cidade. Este é o legado que eu desejava, uma final de Indústria e Comércio na paz, sem confusão e com amor, que é o sentimento que o esporte deve passar”, disse o secretário.
Por Clara Egger (Estagiária sob supervisão)
Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.