Atletas do Rio de Janeiro conquistam 28 medalhas de ouro nos Jogos da Juventude 2025

As modalidades mais vitoriosas foram atletismo, wrestling, judô, ginástica artística, tiro com arco, natação, taekwondo, handebol e badminton
às
foto destaque site (51)
Foto: COB

O Time RJ marcou um recorde nos Jogos da Juventude 2025, em Brasília, ao conquistar 80 medalhas, sendo 28 de ouro, entre os dias 10 e 25 deste mês. Com o resultado, a equipe saiu do 4º lugar no primeiro bloco para a 2ª posição geral. Os atletas fluminenses subiram ao lugar mais alto do pódio em oito modalidades, foram elas: atletismo, wrestling, judô, ginástica artística, tiro com arco, natação, taekwondo, handebol e badminton.

Leia também: Rio Bonito terá shows de Jota Quest, Mari Fernandez e Dilsinho

O Governo do Estado custeou todas as passagens aéreas e uniformes dos atletas participantes, como destacou o governador Cláudio Castro.

“Parabenizo nossos atletas e comissões técnicas por esse resultado histórico, fruto de muito esforço, disciplina e dedicação. Investir no esporte é acreditar no futuro, abrir caminhos e transformar realidades. O Rio de Janeiro tem muito orgulho desse time, que mostrou ao Brasil toda a sua força e talento”, disse Castro.

O chefe da delegação, João Lucas Orsay, destacou o aumento de medalhas de ouro, em comparação com o último ano.

“Foram 20 medalhas a mais do que no ano passado, com destaque para as 28 de ouro, que significa um aumento de mais de 20%. Isso mostra que os investimentos estão trazendo o retorno correto na qualidade técnica dos atletas. O Time RJ está no caminho certo”, destacou o chefe da delegação.

Foto: COB

No atletismo, as provas de velocidade e de revezamento foram marcadas por grandes atuações e um recorde de Pedro Cabelinho, enquanto no tatame o judô dominou, somando 12 medalhas no total e garantindo o título por equipes sobre Minas Gerais. O wrestling trouxe vitórias emblemáticas em categorias livres e greco-romanas, incluindo o ouro do indígena Lavozier Herminio Wadick Marubo, do povo Marubo, no Amazonas.

“Quando cheguei ao Rio, tive a chance de treinar forte e acreditar que esse dia viria. Hoje não luto só por mim, mas pelo meu povo e o Time RJ”, destacou o atleta.

Foto: COB

Na ginástica artística, no tiro com arco e no taekwondo, o Time RJ também mostrou qualidade técnica e preparação, convertendo finais disputadas em títulos. A natação, o handebol e o badminton completaram a lista de modalidades em que o estado conquistou primeiro lugar, reforçando a diversidade e amplitude do projeto esportivo fluminense.

O judoca Rafael Alves Fonseca, campeão por equipes, resumiu o espírito da delegação:

“É uma sensação única, por ser a primeira e minha última vez nos Jogos da Juventude. A união do time foi o que nos deu confiança para conquistar esse ouro. Tivemos dificuldades, mas acreditamos até o fim. Estar aqui, representando o Rio de Janeiro, me deixa feliz como atleta e como pessoa”, celebrou Rafael.

Siga as redes sociais do Jornal, clique aqui!

Veja também

A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (26), a partir de um acordo entre a liga, Governo do Estado e Prefeitura do Rio
às
Segundo o Executivo, o rumor que circulava nas redes sociais, indicava que os ônibus municipais seriam paralisados a partir de 12 de outubro
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias