Desde 2017, Saquarema recebe uma etapa da World Surf League (WSL). Em cada edição, um brasileiro se consagrou campeão, porém neste ano, o vencedor foi o americano Cole Houshmand. A final aconteceu no último domingo (29), contra o também estadunidense, Griffin Colapinto. Já na categoria feminina, a brasileira, Luana Silva, terminou na segunda colocação, após superar adversárias consideradas como favoritas ao título.
O brasileiro que chegou mais próximo do título foi Miguel Pupo, que superou os dois compatriotas, Yago Dora, nas quartas de final e Filipe Toledo, nas oitavas.
Já o campeão de 2024, Italo Ferreira, perdeu nas quartas de final para o australiano Ethan Ewing.
Enquanto na categoria feminina, Tati Weston-Webb foi eliminada nas quartas de final contra a americana Caroline Marks. Já Luana Silva, que chegou às semifinais pela segunda vez na carreira, terminou a etapa na segunda colocação. O título feminino ficou com a australiana Molly Picklum.
Títulos brasileiros em sequência
Em 2017, Adriano de Souza, o “Mineirinho”, foi o primeiro campeão em Saquarema. Filipe Toledo ficou conhecido como o “Rei do Rio”, após conquistar o título em 2018, 2019 e 2022. Entre 2020 e 2021, a disputa foi suspensa por conta da pandemia de covid-19. Com o retorno da competição em 2023, Yago Dora conquistou o troféu. E no último ano, o medalhista olímpico, Italo Ferreira venceu a etapa.
Leia também: Rio Bonito inicia campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos a partir de 15 de julho
*Com informações do GE.
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.