Alerj propõe leis contra a adultização infantil online

Assembleia do RJ apresenta 11 projetos para combater a adultização e proteger crianças na internet
às
2
Felca fala sobre adultização - Foto: Reprodução

A adultização de crianças e adolescentes nas redes sociais entrou de vez na pauta da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Nos dias 13 e 14 de agosto, o Diário Oficial do Legislativo registrou o protocolo de 11 Projetos de Lei (PLs) que tratam do tema. As propostas seguem em tramitação e, se aprovadas, podem criar um marco estadual de proteção à infância no ambiente digital.

As propostas abrangem a criação de políticas estaduais, aplicação de multas, medidas de prevenção e planos de enfrentamento à pedofilia e à exploração sexual de menores. O objetivo é estabelecer ações educativas, campanhas de conscientização e instrumentos legais para coibir a exposição inadequada de crianças em ambientes digitais.

A pauta ganhou repercussão nacional após o influenciador Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, divulgar no YouTube um vídeo-denúncia sobre casos de adultização de crianças e adolescentes, que já ultrapassa 30 milhões de visualizações.

Na gravação, Felca expõe casos graves de exploração e sexualização de menores em redes sociais, apresentando documentação audiovisual. Ele mostra como pais e produtores de conteúdo têm exposto crianças em situações inadequadas para a idade, em busca de engajamento e monetização em plataformas como Instagram e Kwai.

Projetos propostos

Projeto de Lei 5.943/25: de autoria da deputada Índia Armelau (PL), a proposta institui a Política Estadual de Conscientização e Combate à Adultização Infantil. A medida prevê ações educativas e campanhas de informação para proteger crianças e adolescentes.

Projeto de Lei 5.944/25: do deputado Rosenverg Reis (MDB), a medida estabelece sanção administrativa com multa para casos de adultização e sexualização infantil na internet.

Projeto de Lei 5.949/25: do deputado Vinícius Cozzolino (União), que também institui a Política Estadual de Conscientização e Combate à Adultização Infantil, ampliando medidas preventivas e de fiscalização.

Projeto de Lei 5.955/25: da deputada Elika Takimoto (PT), que cria o Plano Estadual de Enfrentamento à Pedofilia e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Projeto de Lei 5.991/25: do deputado Yuri Moura (PSol), que institui a Política Estadual de Combate à Adultização Precoce e à Exploração Comercial da Imagem Infantil e cria o programa Infância Respeitada.

Projeto de Lei 5.994/25: da deputada Renata Souza (PSol), que determina multa administrativa para agências de mídia, comércios e grandes influenciadores que utilizem, divulguem ou promovam imagens sexualizadas ou adultizadas de menores de idade em redes sociais.

Projeto de Lei 6.005/25: do deputado Marcelo Dino (União), a proposta busca estabelecer diretrizes e ações para preservar a integridade física, emocional e social do público infantojuvenil.

Projeto de Lei 6.009/25: da deputada Lilian Behring (PCdoB), que cria o Programa Estadual de Prevenção e Combate à Adultização de Crianças e Adolescentes. O programa prevê ações educativas e campanhas de conscientização, além de parcerias com órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

Projeto de Lei 6.013/25: da deputada Zeidan (PT), propõe medidas para prevenção e combate à adultização e sexualização infantil em ambientes digitais. Entre as medidas, estão a criação de mecanismos de denúncia, a exigência de moderação de conteúdo e a promoção de campanhas sobre uso seguro da internet.

Projeto de Lei 6.020/25: do deputado Rodrigo Amorim (União), que prevê orientações às famílias, punições administrativas e ações de conscientização sobre os riscos da superexposição online.

Projeto de Lei 5.989/25: da deputada Giselle Monteiro (PL), que propõe a inclusão no Calendário Oficial do Estado o Dia FELCA (Família, Educação, Liberdade, Criança e Adolescente) de Conscientização sobre a Erotização Infantil.

Felca fala sobre adultização – Foto: Reprodução

Siga as redes sociais do Jornal Folha da Terra, clique aqui!

Veja também

Segundo a Polícia Militar, oito pessoas ficaram feridas no acidente
às
Segundo os policiais, os dois teriam contado que levariam o material para Araruama, na Região dos Lagos
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
13 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

discount androxal us prices

how to get a prescription for androxal

trackback
1 mês atrás

online order enclomiphene price prescription

buy cheap enclomiphene cost tablet

trackback

buy rifaximin generic a canada

how to buy rifaximin cheap genuine

trackback

get xifaxan overnight no rx

xifaxan free fedex shipping

trackback
1 mês atrás

cheapest buy staxyn generic prices

purchase staxyn real price

trackback

discount avodart buy for cheap

cheapest buy avodart buy germany

trackback

comment obtenir une prescription kamagra

generique kamagra gratuit buy online

trackback

buy cheap flexeril cyclobenzaprine no prescription usa

online order flexeril cyclobenzaprine generic is it safe

trackback

cheapest buy dutasteride cheap now

buying dutasteride generic is it safe

trackback

buying gabapentin buy in the uk

price of gabapentin 100 mg number 30

trackback

ordering fildena generic in united states

buying fildena cheap alternatives

trackback

discount itraconazole generic online pharmacy

buy itraconazole how to purchase viagra

trackback

kamagra fedex bez lékařského předpisu

kanadská lékárna obecná kamagra

Últimas Notícias