Esta quarta-feira (24/04) marca o primeiro dia útil das novas regras de circulação de veículos na Avenida Brasil, anunciadas pela Prefeitura do Rio de Janeiro em 11/04.
A partir de agora, carros de passeio e motos poderão utilizar a faixa seletiva da via em horários pré-determinados em dias úteis e livremente nos fins de semana e feriados.
A Avenida Brasil é composta por seis faixas em cada sentido, sendo quatro centrais e duas à direita. Dessas quatro centrais, uma é destinada exclusivamente à circulação do BRT (mais à esquerda); outra usada de forma seletiva por ônibus e táxis (ao lado da exclusiva); e as duas restantes liberadas a qualquer tipo de veículo.
Com as mudanças, carros e motos estão autorizados a utilizar a faixa seletiva em dias úteis em dois horários: das 10h às 16h e das 20h às 5h. Nos fins de semana e feriados, a circulação é liberada o dia inteiro.
A velocidade máxima estipulada na faixa seletiva é de 60km/h, sendo necessária a redução para 40km/h durante a aproximação com as estações do BRT.
Vale ressaltar que essas alterações foram impostas pela Prefeitura do Rio após uma série de reclamações de motoristas diante dos intensos e constantes congestionamentos após a inauguração do BRT Transbrasil.
Na manhã do último dia 03/04, por exemplo, a capital fluminense teve mais de 180km de engarrafamento total, considerando as principais vias da cidade.
O que não muda
A faixa exclusiva da Avenida Brasil, como o próprio nome já remete, segue restrita ao sistema BRT. Carros de passeio, táxis, motos ou ônibus comuns que desrespeitarem essa determinação poderão ser multados.
Já caminhões, de qualquer porte, continuam podendo usar apenas as faixas comuns da via, não estando autorizados a circular pela seletiva.
Fonte: diariodorio.com
Veja também: Mani e Davi do BBB: quais os direitos da mulher nesses casos? e nos acompanhe nas redes sociais.
[…] cnnbrasil.comVeja também: Avenida Brasil tem 1º dia útil de novas regras para veículos na faixa seletiva; veja o que muda e nos acompanhe nas redes […]
[…] também: Avenida Brasil tem 1º dia útil de novas regras para veículos na faixa seletiva; veja o que muda e nos acompanhe nas redes […]