A partir desta quarta-feira, usuários do Instagram ao redor do mundo deverão se deparar com um nova atualização que mudará a forma de visualização do feed da rede social. De acordo com a plataforma, os internautas poderão alternar entre três versões diferentes na tela inicial: “Página Inicial”, “Favoritos” e “Seguindo” (veja abaixo como vão funcionar).
Segundo a companhia, o objetivo da atualização é que as pessoas tenham mais opções de controle sobre os conteúdos que desejam visualizar em seus feeds.
A atualização atende a um desejo antigo dos usuários do Instagram, que pediam o retorno da ordem cronológica nas publicações.
A novidade já estava prevista no calendário da companhia, mas não havia sido divulgado quando a atualização estaria disponível. Em janeiro, Adam Mosseri, CEO do Instagram, disse que o novo recurso chegaria a todos os usuários ao longo do primeiro semestre de 2022.
Como é hoje
Hoje, o feed do Instagram é organizado por meio de algoritmos que combinam publicações baseadas nos perfis seguidos pelo usuário com recomendações de conteúdos da plataforma.
Nesta condição, o usuário não acessava o feed de notícias com base na ordem que as postagens foram publicadas, mas sim de acordo com as recomendações personalizadas pelo algoritmo.
Veja como vai funcionar
- Página Inicial: o formato atual do feed no Instagram. Esta opção continuará trazendo uma mistura de conteúdos de pessoas e contas que você segue classificados por algoritmos, outros conteúdos recomendados que você pode gostar e muito mais. A “Página Inicial” será a visualização padrão, portanto, sempre que você acessar seu feed, você continuará o vendo dessa forma.
- Favoritos: mostrará as publicações das contas que você selecionar, em ordem cronológica. Ou seja, você poderá escolher as contas favoritas das quais você não quer perder nenhum conteúdo.
- Seguindo: mostrará as postagens apenas das pessoas que você segue, também em ordem cronológica.
Mais opções para o usuário
Apesar de atender a um pedido antigo dos usuários para que a ordem cronológica das publicações retornasse ao feed de vídeos e imagens, o Instagram ressaltou que seus internautas utilizam a plataforma de maneiras diferentes, e as múltiplas opções de visualização podem ajudar as pessoas a decidirem o que funciona melhor para elas.
“Além disso, realizamos pesquisas que apontaram que a nossa comunidade está mais satisfeita com um feed classificado por algoritmo, por isso não estamos padronizando a experiência de todos em um feed cronológico”, disse a empresa.
O Instagram informou ainda que, em média, as pessoas veem mais de 90% dos posts de seus amigos em um feed classificado com algoritmos (ou seja, baseado em recomendações personalizadas, como funcionava até então).
“Esse número foi inferior à metade com um feed cronológico. E como as pessoas são mais engajadas em um feed rankeado, uma publicação é vista por 50% mais seguidores do que com o feed cronológico”, ressaltou a plataforma.
Crédito: Jornal Extra