Palavras de Avivamento – Padre Ortodoxo Eduardo Braga

às

Dez coisas que Deus, os outros e a vida tem me ensinado

 

1 – Cada um de nós precisa estar reconciliado com a sua própria história. Pense na vida como fases, etapas. O passado, possivelmente pode ser o tempo mais difícil nesta reconciliação interior. Veja-o como um recorte, apenas. Deixe que os mortos enterrem seus mortos! Um ciclo anterior precisa sempre ser acolhido, agradecido, fechado e deixado para o desabrochar de um tempo novo!

2 – Pense nas coisas da vida com apenas dois movimentos: O que depende de você e o que não depende. Esse é um princípio de sabedoria que pode trazer a paz interior diante das circunstância da vida. Lembre-se de perguntar diariamente: O que depende de mim e o que não depende de mim?

3 – Na jornada da vida, todos precisamos encontrar o sentido pelo qual estamos vivendo! O sentido da vida é único, intransferível. Ele é uma espécie de luz interior, uma bússola para a alma. Você já encontrou o sentido da tua vida? Pode descrevê-lo e/ou escrevê-lo para você mesmo?!

4 – Ninguém melhor do que você mesmo pode cuidar de você! Há coisas que só nós podemos fazer por nós mesmos. Entende? Faz sentido? Hoje, é preciso ter uma visão sistêmica sobre o autocuidado: A saúde precisa ser vista como saúde do corpo, da alma e da mente. Como você tem cuidado delas?

5 – Nada mais importante para uma pessoa de fé do que a sua Comunhão com Deus! Ele está sempre conosco. Como você vai fazer para estar sempre com Ele? A tua resposta a esta exigência espiritual vai te oferecer elementos simples e poderosos para a tua vida devocional!

6 – A oração é o alimento e o respiro para a alma. Ore sempre, ore em qualquer lugar e circunstância. Não esqueça: Reze sempre com o coração! A Palavra de Deus pode ser uma Luz e um Pão para o seu caminho cotidiano de oração com teu Melhor Amigo!

7 – O Espírito Santo vive em nós! Ele nos conecta com Deus, conosco e com os outros! Ele nos leva à comunhão e a intimidade com o sobrenatural, com o divino, com o transcendental. Além de Companheiro de vida, Ele nos revela, nos mostra, nos esclarece, nos consola e fortalece, inspira e ilumina, ensina e defende. Tudo é possível com o Espírito Santo!

8 – Escolha sempre o Amor ao invés do julgamento. Quem julga não ama. É preciso despir-se de preconceitos e pré-juízos. Não há comunhão sem amor, empatia e compaixão. Não precisamos de polarizações, exclusões, excomunhões e divisões. Quem não ama em atos nunca estará apto para a vida, nunca estará vivo, nunca poderá sentir bem estar, felicidade e santidade.

9 – Quase todos vivemos conectados pelas redes sociais. Precisamos lembrar do que é real e do que é virtual. Você não é apenas o que posta, e muito menos o que os outros falam ou escrevem sobre você. Ter seguidores e likes não quer dizer quase nada na vida real. Nem só de aplicativos vive o homem!

10 – Na vida emocional, os outros podem apenas estimular nossas emoções e sentimentos. Qualquer reação emocional nos diz algo sobre a nossa pessoa. Precisamos aprender a não transferir responsabilidades e culpas. Devo ouvir e aprender sobre minhas emoções. Isso é autoconhecimento e maturidade emocional, é um caminho de paz interior: Ninguém pode ‘roubar’ o que eu escolho livremente, ninguém pode escolher, comportar-se ou viver no meu lugar! Sou único e valoroso!

Veja também

A homologação do processo está prevista para o dia 27 de novembro, quando todos conhecerão os eleitos.
às
Por determinação de Cláudio Castro, Rafael Picciani deve retornar ao cargo na Alerj
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias