Palavras de Avivamento – Padre Ortodoxo Eduardo Braga

às

Dez coisas que Deus, os outros e a vida tem me ensinado

 

1 – Cada um de nós precisa estar reconciliado com a sua própria história. Pense na vida como fases, etapas. O passado, possivelmente pode ser o tempo mais difícil nesta reconciliação interior. Veja-o como um recorte, apenas. Deixe que os mortos enterrem seus mortos! Um ciclo anterior precisa sempre ser acolhido, agradecido, fechado e deixado para o desabrochar de um tempo novo!

2 – Pense nas coisas da vida com apenas dois movimentos: O que depende de você e o que não depende. Esse é um princípio de sabedoria que pode trazer a paz interior diante das circunstância da vida. Lembre-se de perguntar diariamente: O que depende de mim e o que não depende de mim?

3 – Na jornada da vida, todos precisamos encontrar o sentido pelo qual estamos vivendo! O sentido da vida é único, intransferível. Ele é uma espécie de luz interior, uma bússola para a alma. Você já encontrou o sentido da tua vida? Pode descrevê-lo e/ou escrevê-lo para você mesmo?!

4 – Ninguém melhor do que você mesmo pode cuidar de você! Há coisas que só nós podemos fazer por nós mesmos. Entende? Faz sentido? Hoje, é preciso ter uma visão sistêmica sobre o autocuidado: A saúde precisa ser vista como saúde do corpo, da alma e da mente. Como você tem cuidado delas?

5 – Nada mais importante para uma pessoa de fé do que a sua Comunhão com Deus! Ele está sempre conosco. Como você vai fazer para estar sempre com Ele? A tua resposta a esta exigência espiritual vai te oferecer elementos simples e poderosos para a tua vida devocional!

6 – A oração é o alimento e o respiro para a alma. Ore sempre, ore em qualquer lugar e circunstância. Não esqueça: Reze sempre com o coração! A Palavra de Deus pode ser uma Luz e um Pão para o seu caminho cotidiano de oração com teu Melhor Amigo!

7 – O Espírito Santo vive em nós! Ele nos conecta com Deus, conosco e com os outros! Ele nos leva à comunhão e a intimidade com o sobrenatural, com o divino, com o transcendental. Além de Companheiro de vida, Ele nos revela, nos mostra, nos esclarece, nos consola e fortalece, inspira e ilumina, ensina e defende. Tudo é possível com o Espírito Santo!

8 – Escolha sempre o Amor ao invés do julgamento. Quem julga não ama. É preciso despir-se de preconceitos e pré-juízos. Não há comunhão sem amor, empatia e compaixão. Não precisamos de polarizações, exclusões, excomunhões e divisões. Quem não ama em atos nunca estará apto para a vida, nunca estará vivo, nunca poderá sentir bem estar, felicidade e santidade.

9 – Quase todos vivemos conectados pelas redes sociais. Precisamos lembrar do que é real e do que é virtual. Você não é apenas o que posta, e muito menos o que os outros falam ou escrevem sobre você. Ter seguidores e likes não quer dizer quase nada na vida real. Nem só de aplicativos vive o homem!

10 – Na vida emocional, os outros podem apenas estimular nossas emoções e sentimentos. Qualquer reação emocional nos diz algo sobre a nossa pessoa. Precisamos aprender a não transferir responsabilidades e culpas. Devo ouvir e aprender sobre minhas emoções. Isso é autoconhecimento e maturidade emocional, é um caminho de paz interior: Ninguém pode ‘roubar’ o que eu escolho livremente, ninguém pode escolher, comportar-se ou viver no meu lugar! Sou único e valoroso!

Veja também

Abrindo o primeiro final de semana de maio, neste sábado e domingo (04 e 05/05), a Praça Marechal Floriano Peixoto
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias