Viver Extraordinariamente
Nestes últimos dias, tive a oportunidade de fazer uma Live com meu amigo e irmão, o Pastor Fernando Peroba. Na ocasião, refletíamos como viver este Ano de maneira extraordinária. Partilho convosco, começando pela Palavra que nos iluminou:
“Não vos preocupeis com coisa alguma, mas, em toda ocasião, apresentai a Deus, vossos pedidos, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. E a paz de Deus, que supera todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos no Cristo Jesus”. (Filipenses 4, 6-7).
Com Gratidão! O Pastor Fernando nos dizia que a gratidão nos traz multiplicação. A Gratidão é sinal de educação e reconhecimento, de justiça e equidade; mas precisa ser também um distintivo do cristão. Não repitamos a história dos leprosos curados que não agradeceram…
Gestos de Amor! Porque os gestos de amor mudam a história. Deus continua redimindo a humanidade através da coragem de quem ama, ora e perdoa. Papa Francisco aconselha: “Trata-se de plantar sementes de amor, não com palavras que voam para longe, mas com exemplos concretos, simples e corajosos”. Use a ferramenta do Amor!
A Esperança é a virtude de um coração que não se fecha na escuridão, mesmo diante do que vê e sente. A esperança nos ajuda a crer no amanhã, na vida redimida, no futuro que está guardado e cuidado por Deus.
Desacelerando! É preciso parar diante da cultura que acelera alucinadamente o tempo, as coisas, as informações e a própria vida! Faz-se necessário perceber o que faz sentido à vida! Estamos vivendo com propósito? Diante do tempo, eu organizo ou desperdiço, nos perguntávamos. Pastor Fernando nos exortava a aplicarmos intencionalmente o tempo! Vivemos ou estamos sendo vividos? Somos protagonistas de nossas histórias ou os eventos, ambientes, circunstâncias e pessoas estão nos conduzindo?
A Ansiedade? Evitemos a expectativa exagerada e o excesso de preocupações. Isso não é saudável, nem tão pouco sábio. Vamos levar nossas necessidades à Deus? Não se desespere nunca. Confie no Espírito Santo! Fique tranquilo! Precisamos apenas de tempo para compreender, inteligência espiritual para buscar o melhor caminho e coragem para prosseguirmos. Conosco está o Senhor do Tempo e da História. O hoje, dizia a canção, é o presente que Ele nos deu, e o amanhã, pertence a Deus!
Relacionamentos! A crise dos relacionamentos é o maior desafio da sociedade e de cada pessoa. Precisamos recuperar o dom da amabilidade, da afabilidade, da escuta, da proximidade, do cuidado e da partilha! Alegrias e tristezas na vida, passam pelas pessoas. Quantas vezes na vida, como na passagem do Bom Samaritano, encontramos salteadores e samaritanos, nos lembrava o pastor Fernando.
Paz, Paz Espiritual! Ela é fruto do Amor de Deus em nós, o azeite do Espírito e o vinho da alegria! Ela é o caminho par a saúde mental (guarda dos pensamentos) e a saúde emocional (administração dos sentimentos). Precisamos desta Paz para sermos guardados ao longo deste Ano e ao longo de toda a nossa vida!
É tempo de ver, escolher e agir! É tempo de sonhar, adorar e procurar! Qual será o novo princípio que regerá a humanidade pós-covid? Você já pode começar a ver, escolher e agir para viver extraordinariamente a partir de agora. Vamos?