Prefeitura de Rio Bonito diz que respiradores serão trocados em 48h

às

Com a intenção de solucionar a questão de um possível problema no modelo dos respiradores, o prefeito José Luiz Mandiocão convocou uma reunião na tarde desta terça-feira (19), na Prefeitura, com alguns vereadores, parte da equipe da Secretaria de Saúde, representantes da empresa que vendeu os equipamentos e profissionais que trabalham no Hospital Regional Darcy Vargas. Ao final do encontro, foi decidido que a empresa trocará em até 48h, cinco respiradores por um modelo similar, os outros cinco serão trocados o mais breve possível.

O fisioterapeuta respiratório do HRDV, Jesus Vander Clevelares, que acompanhou o recebimento e os testes nos equipamentos assim que chegaram ao Hospital, na sexta-feira (15), explicou que ao contrário do que foi dito, os respiradores entregues “servem sim” para o tratamento de pacientes com coronavírus. Mas ponderou que novos fisioterapeutas poderiam ter dificuldade em usar o modelo, já que este é diferente do usado na unidade.

Segundo a Secretaria de Saúde, os respiradores adquiridos foram vendidos com garantia de um ano. E a empresa que ganhou a licitação tem experiência no ramo de produtos hospitalares e fornece equipamentos para hospitais de diversas cidades, como por exemplo, para o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em Maricá.

Após o descontentamento da diretoria do Hospital Regional Darcy Vargas com os modelos entregues, a empresa que vendeu os respiradores levou os produtos e atestou que os mesmos funcionavam perfeitamente.

Com relação aos monitores, a Secretaria de Saúde informou que a empresa já testou os produtos e enviará novamente em até 48h.

ambém presente na reunião, o médico intensivista do Hospital Regional Darcy Vargas, Edmar Lopes, sugeriu a troca do modelo entregue, por um modelo similar, que já é usado na unidade. O representante da empresa que vendeu os respiradores, ressaltou que o modelo enviado ao Hospital é usado em diversas unidades de saúde da região, mas aceitou fazer a troca pelo modelo similar sugerido. Dessa forma, ficou acordado que cinco respiradores serão trocados em até 48h, e o restante será trocado o quanto antes.

Já sobre as camas que foram levadas ao Hospital, elas retornarão à Prefeitura e serão avaliadas pela Secretaria de Saúde. O Hospital abriu mão das camas entregues pela Prefeitura porque já possuem os ítens na unidade.

Veja também

A PRF registrou uma queda de aproximadamente 5,4% no índice de óbito neste período
às
O acusado foi preso em flagrante por agentes do Grupamento Maria da Penha
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias