Poderá ser implementado no estado o Cadastro Estadual de Sangue, com o objetivo de incentivar a doação de sangue por meio de benefícios aos doadores. É o que propõe o projeto de lei 915/19, da deputada Alana Passos (PSL), que foi aprovado em primeira discussão pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quarta-feira (27). A medida ainda precisa retornar ao Plenário da Casa para uma segunda votação.
Entre os benefícios estão o pagamento de meia-entrada em estabelecimentos culturais e esportivos que sejam ou recebam patrocínio do governo estadual. Os doadores também terão preferência de atendimento em mercados, bancos, casas lotéricas e eventos culturais, e a identificação acontecerá por meio de carteirinha do cadastro e do documento de validade nacional, como carteiras de identidade e de motorista.
“O objetivo desse projeto de lei é proporcionar um benefício que incentive o doador de sangue a se fidelizar, ou seja, criar o hábito de doar sangue continuamente. Todos sabemos dessas dificuldades e das tímidas campanhas publicitárias que não têm atingido suas finalidades”, justificou a autora.