A cidade de São Paulo desiste de sua candidatura para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031 e apoia candidatura Rio-Niterói . Em comunicado oficial, a prefeitura informou que a decisão foi tomada em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo e as prefeituras do Rio de Janeiro e Niterói.
A desistência de São Paulo fortalece a candidatura conjunta Rio-Niterói, que entregou seu dossiê ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) nesta quinta-feira. O COB escolherá o representante brasileiro na disputa em assembleia no dia 29 de janeiro.
Experiência do Rio em grandes eventos pesou na decisão
A prefeitura de São Paulo justificou a desistência citando a experiência do Rio de Janeiro na organização de grandes eventos esportivos, como os Jogos Olímpicos de 2016. A infraestrutura existente nas duas cidades fluminenses também foi um fator determinante para a decisão.
Leia mais Inscrições abertas para o concurso do Corpo de Bombeiros – Siga nossas redes sociais.
Rio-Niterói na disputa pela sede do Pan 2031
Com a saída de São Paulo, a candidatura Rio-Niterói se consolida como a representante brasileira na disputa pela sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031. A decisão final caberá à Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), que anunciará a cidade sede em agosto. Além de Rio-Niterói, apenas a capital do Paraguai, Assunção, está na disputa até o momento.
Crédito: Diário do RIO