UBER e 99 são notificados pelo PROCON do Rio de Janeiro

às
WhatsApp Image 2025-01-16 at 11.55.14

UBER e 99 na berlinda. A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o Procon do Estado do Rio de Janeiro (PROCON-RJ), notificaram as empresas de transporte particular por aplicativo, UBER e 99, solicitando esclarecimentos sobre infrações a direitos consumeristas. As empresas devem apresentar suas respostas, no prazo máximo de 10 dias, sob pena de multa.

As investigações foram iniciadas a partir de denúncias recebidas e constatações feitas por agentes da Secretaria e da Autarquia em operações de fiscalização realizadas nos últimos meses.

Os atos abordam questões como cobrança indevida de corrida já paga anteriormente, cobrança de valor maior do que o informado no aplicativo devido à falta de encerramento da corrida no destino do passageiro, além da cobrança pelo uso do ar-condicionado, o que está em discordância com a Resolução Sedcon nº 02/2023.

O Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, esclarece que além da recusa de ligar o ar condicionado causar desconforto aos usuários, principalmente em períodos de calor intenso, a cobrança de taxas extras para uso do ar é irregular. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) o valor total de um serviço deve ser informado no ato da contratação. 

“Recebemos muitas denúncias de que motoristas de aplicativo não estariam ligando o ar-condicionado do carro mesmo com o pedido dos usuários. Isso não pode acontecer porque é crime contra as relações de consumo e configura cobrança abusiva. Estamos atentos a essa questão que fere tanto as leis de defesa do consumidor quanto uma resolução estadual” – declarou o Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.

Fiscalização

Ainda nesta quinta-feira, a SEDCON, com o apoio do 5º Batalhão da Polícia Militar, esteve no Aeroporto Santos Dumont e na Rodoviária Novo Rio em mais uma operação para coibir a cobrança de taxa para uso de ar-condicionado em carros de aplicativo. Durante essa ação, cerca de 100 veículos foram abordados e não foram encontradas irregularidades.

Em dezembro do ano passado, em outra operação a fim de combater o mesmo tipo de infração, também foram abordados mais de 100 veículos e constatadas quatro ocorrências de ar condicionado desligado.

O Secretário Gutemberg Fonseca reforça que fiscalizações como essas têm caráter educativo e devem continuar.

UBER e 99. UBER e 99 são notificados pelo PROCON do Rio de Janeiro sob diversas acusações de infringirem o direito do consumidor

Canais para Denúncias: Fala Consumidor (SEDCON): WhatsApp: (21) 99336-4848 Telefone: 0800-2020143 E-mail: atendimento@sedcon.rj.gov.br  PROCON-RJ: WhatsApp: (21) 97915-4700 Telefone: 151

Veja também

Agentes também descobriram que ele havia aplicado um golpe de R$35 mil nos compradores do imóvel
às
realizado no último dia 15 de novembro, na Avenida Dulce Lopes Garcia, no Centro da cidade.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Mais de 500 policiais fazem megaoperação no Alemão e na UBER e 99 são notificados pelo PROCON do Rio de Sete ferros-velhos são interditados em Itaboraí Instituto de previdência de Rio […]

Últimas Notícias