Estudantes universitários que atuarem como mesários, apoio logístico, administradores de prédio ou outras funções, independentemente de serem voluntários ou convocados pela Justiça Eleitoral, nas Eleições 2026, podem obter horas de atividades complementares ou de estágio, conhecidas como “horas HAC”. O benefício é oferecido por meio de convênios firmados entre o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e diversas instituições de ensino superior. Para se inscrever como mesário voluntário, acesse o site do TRE-RJ ou vá pessoalmente em seu cartório eleitoral.
O Programa Mesário Universitário, com a listagem de universidades conveniadas, está em constante atualização. Caso a instituição de ensino superior do aluno ainda não conste na lista, é possível apresentar o programa à secretaria acadêmica e convidá-la a aderir à iniciativa. O termo de adesão encontra-se disponibilizado no site do TRE-RJ.
Além das “horas HAC”, necessárias para os estudantes concluírem a graduação, o mesário tem direito à folga no serviço, público ou privado, pelo dobro de dias de convocação, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem. O mesário também tem preferência no desempate em concurso público, quando previsto no edital.
Em caso de dúvidas, as orientações gerais estão disponíveis no site do TRE-RJ.

Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.