Voluntários usam barcos para levar água potável e quentinhas a moradores atingidos por enchentes em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Na segunda-feira (15), o Globocop flagrou muitas pessoas pedindo ajuda e água potável.
Os bairros de Pilar e Amapá continuavam alagados nesta terça-feira (16) depois do temporal do fim de semana.
Muitos moradores perderam os mantimentos com a água que invadiu casas. Outros sequer conseguiram contabilizar os estragos porque a água não escoou.
No Pilar, que foi fortemente atingido pelas chuvas, houve distribuição de quentinhas. Um homem e uma mulher levavam cestas básicas na cabeça.
De acordo com a Prefeitura de Duque de Caxias, 58 desabrigados e 69 desalojados foram atendidos pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.
A prefeitura afirma que a chuva foi a maior da história do município, atingindo mais de 200 mm. Bairros próximos a rios foram os mais afetados, já que houve transbordamento, e a maré alta dificulta o escoamento da água.
“Desde a tarde de sábado (13/01), as equipes da Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil estão mobilizadas e trabalhando incansavelmente para abrir novos canais de escoamento da água concentrada nesses bairros e diminuir os estragos causados pelas fortes chuvas”, afirma a prefeitura em nota.
Veja também: Contas públicas tem déficit de R$ 234,3 bilhões em 2023 e nos acompanhe nas redes sociais.