Wilson Witzel pode pedir ajuda aos EUA para combater o tráfico de drogas

às

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, afirmou nesta terça-feira (2) que o estado precisa de ajuda internacional para combater o tráfico de drogas. Ele falou ainda da possibilidade de pedir ajuda financeira aos Estados Unidos e que não é possível resolver este problema “sozinho”.

“Outra questão é o narcoterrorismo, esse nós vamos precisar de apoio internacional. Porque a quantidade de armas que eles utilizam para fazer a guerra das facções e fazer a guerra contra a polícia é insustentável. Por isso, o Conselho de Segurança precisa enquadrar esses grupos. Talvez essa tenha sido a dificuldade do Ministério das Relações Exteriores e reconhecer também que esses são grupos terroristas”, afirmou Witzel.

“Nós não vamos conseguir resolver os problemas sozinhos. Não há como. A quantidade de arma que sai da fronteira e a nós é muito grande”, completou o governador. Durante agenda oficial, Wilson Witzel voltou a falar que vai recorrer ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O governador disse ainda que convidou o ministro Sérgio Moro para fazer a visita à organização.

“Eu convidei o ministro Sérgio Moro para ir comigo, aí fica a decisão do Governo Federal. Independente da decisão do Governo Federal de apoiar o estado do Rio de Janeiro no Conselho de Segurança da ONU, nós vamos. Vamos mostrar o que está acontecendo no Rio de Janeiro”, afirmou Witzel. Questionado se a competência de recorrer ao órgão internacional seria da Estado ou da União, Witzel afirmou que “não é uma competência da União”.

No último fim de semana Witzel disse que vai recorrer à Organização das Nações Unidas (ONU) pedindo sanções a países vizinhos que vendem armas ao Brasil – ele chegou a falar inclusive no fechamento de fronteiras. Especialistas em segurança pública e Direito Internacional Ouvidos pelo G1 afirmaram o possível fechamento de fronteiras teria poucos efeitos práticos, além de ser inviável do ponto de vista legal.

Fonte: G1

Veja também

O valor equivale a cerca de R$1 milhão e foi encontrado durante a fiscalização da Receita Federal
às
O evento acontece na próxima sexta-feira (4), às 14h, na sede da Prefeitura
às
Segundo os policiais, as drogas tinham como destino comunidades da capital fluminense
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias