Na tarde desta segunda-feira (20), Donald Trump tomou posse para seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos. Ele é o 47º comandante dos americanos.
Em seu discurso, Trump disse que o país iniciará “uma era de ouro”, e revelou seus planos de “expandir o território”, confirmou uma série de decretos anti-imigração e também protecionistas.
Trump foi empossado após fazer o juramento do cargo no Capitólio, a sede do Congresso americano. Antes, ele se encontrou com Joe Biden, presidente que se despede do cargo também nesta segunda.
As primeiras ordens de seu governo não são diferentes do discurso que já fazia. Expulsão de imigrantes, taxação de países estrangeiros, combate ao que chamou de “censura” por parte do Estado e adoção de uma política oficial que leve em conta “somente dois gêneros: masculino e feminino” foram algumas das medidas.
Além disso, leia também:
Nego do Borel relata tentativa de assalto: ’Viu que era eu, me devolveu tudo’
Veja abaixo mais medidas:
- Sua primeira ordem executiva será a declaração de emergência na fronteira entre EUA e México, o que significa a autorização do envio de militares à região;
- Vai “retomar o controle” do Canal do Panamá;
- Vai taxar outros países para garantir o protecionismo em medidas energéticas;
- Os EUA voltarão a ser um país que “expande seu território”.
- Quer a bandeira americana em Marte.
- Quer “retomar” a liberdade de expressão no país e acabar com a censura e perseguição que ele afirma haver nos EUA;
- Os EUA voltarão a ser um país “com dois gêneros: o feminino e o masculino”.
- Expulsão de imigrantes, taxação de países estrangeiros, combate ao que chamou de “censura” por parte do Estado e adoção de uma política oficial que leve em conta “somente dois gêneros: masculino e feminino”.
Além de Joe Biden, agora ex-presidente dos Estados Unidos estavam presentes na cerimônia de posse de Donald Trump, Barack Obama.
Javier Milei, presidente da Argentina, e Giorgia Meloni também compareceram. Trump os convidou, apesar de não ser costume chamar chefes de Estado para a posse presidencial nos EUA.
Atrás dos familiares do republicano estão empresários do ramo da tecnologia, como Elon Musk, dono do X, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, Sundar Pichai, CEO do Google, e Jeff Bezos, fundador e presidente executivo da Amazon.
Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.
Fontes: Portal g1 e CNN Brasil