Eleições 2026: Fabiano Horta é pré-candidato a governador do Rio

às
WhatsApp-Image-2023-11-29-at-21.05.39-2
Foto: Evelen Gouvêa

Horta no governo do Rio. As eleições 2024 já estão na porta. O pleito será no dia 6 de outubro deste ano e, a essa altura, as alianças devem estar seladas, mas há quem já esteja no pleito de 2026. O Partido dos Trabalhadores (PT) é um exemplo. No último domingo (7), o ex-prefeito de Maricá, deputado federal e vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá, publicou em suas redes sociais que o atual prefeito maricaense, Fabiano Horta, é pré-candidato a governador do Rio nas eleições de 2026.

Além disso, leia outras notícias sobre Fabiano Horta.

O deputado postou uma imagem da coluna da jornalista Berenice Seara com o título, “PT já tem pré-candidato a governador: Fabiano Horta”. Na publicação, Quaquá escreveu na legenda, “Maricá vem com tudo em 2026, com Fabiano Horta na cabeça mostrando ao Rio como é que se governa pra mudar – e muito – a vida do povo pra melhor! Segura não que foguete não dá ré!”.

Horta no governo do Rio. O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, foi anunciado como pré-candidato a governador do Rio nas eleições de 2026.
Horta no governo do Rio – Imagem: Reproduçaõ rede social

No texto, a jornalista expõe que a candidatura tem também o aval do presidente estadual do PT, João Maurício, o Joãozinho, que é secretário municipal de governo de Maricá. “Fabiano tem todos os pré-requisitos para ser governador”, disse Joãozinho.

No dia 8, Quaquá voltou a postar sobre o assunto após o anúncio de outra pré-candidatura, para este ano, Marta Suplicy de vice da chapa de Guilherme Boulos.

“No que pese o meu apoio ao retorno da Marta Suplicy ao PT, reconhecendo que, diante dos seus serviços prestados ao partido e ao povo de SP, ela tem voto para pleitear qualquer cargo, quero deixar clara a minha posição – que não é só minha – sobre o Rio de Janeiro.

No Rio, o importante é fortalecer a aliança conta B0l3onaro0 e deixar Eduardo Paes (PSD) em condições de liderar, em 2026, uma Frente Ampla, junto com Fabiano Horta (PT) para garantir, no RJ, uma bela vitória do Lula contra o bolsonarismo! O restante é secundário!”.

Os fatos mostram que o PT tem uma boa relação com o prefeito do Rio, Eduardo Paes. Quando era deputado federal, ele se licenciou da Câmara para ser secretário de Economia Solidária de Paes. Atualmente, o vice-prefeito de Horta, Diego Zeidan (PT), está licenciado de Maricá e é secretário municipal na Prefeitura do Rio.

O currículo do prefeito de Maricá tem bons pontos a seu favor, como o Renda Básica de Cidadania (Cartão Mumbuca), o transporte Tarifa Zero e o Passaporte Universitário. Ele é veterinário de formação e além de ter sido deputado estadual, também foi vereador.

Vale lembrar que o nome de Horta está sendo ventilado para 2026 porque ele já está em seu segundo mandato consecutivo como prefeito de Maricá, por isso, não poderá disputar as eleições deste ano.

Voltando a 2024, segundo uma publicação no site do PT, 10 deputados federais petistas, que tem o respaldo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, “estão se colocando como pré-candidatos a prefeituras”. Dentre os parlamentares, destacam-se os únicos nomes do estado do Rio, Washington Quaquá e Dimas Gadelha. O último está sendo cotado para a Prefeitura de São Gonçalo e Quaquá para Maricá.

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Por Lívia Louzada

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias