Enquanto acompanhavam uma missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, fiéis foram surpreendidos por um homem que urinou no altar da Igreja. O caso, que aconteceu na última sexta-feira (10), provocou um “ato de reparação” ordenado pelo Papa Leão XIV, cerimônia que visa restaurar a dignidade sagrada do local. Após ser contido por seguranças, o homem teria sido entregue às autoridades italianas.
Leia também: Mulher morre em MG após consumir planta conhecida como “falsa couve”
O momento em que ele sobe ao altar foi registrado por fiéis e compartilhado nas redes sociais. Na gravação, o homem abaixa as calças e começa a urinar quando é contido por seguranças do local. Ele ainda pode ser acusado por crime de ofensa aos sentimentos religiosos e ao patrimônio artístico. Os motivos que levaram aos gestos não foram revelados.
De acordo com o Jornal O Globo, antes da sequência das celebrações litúrgicas da Basílica, uma cerimônia – conhecida como “ato de reparação” – foi realizada na última segunda-feira (13). O cardeal Mauro Gambetti teria realizado a solenidade, que contou com recitação do Credo, bênção da água, ladainha do perdão, aspersão e incensação do altar, finalizando com o Pai-Nosso e a bênção aos fiéis presentes.
O episódio marca o terceiro ato de vandalismo na Igreja, em pouco mais de um ano e meio. Apesar de não ter mais informações sobre o caso, o Vaticano deve abrir uma investigação para identificar o homem.
*Com informações do Jornal O Globo.
Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.