Aumentar os votos do presidente Lula no Estado do Rio é o foco principal do novo presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Diego Zeidan, recém-eleito na última segunda-feira (7). Na tarde desta terça-feira (8), o partido promoveu uma coletiva de imprensa em sua sede, na região central do Rio, onde Diego falou sobre os principais objetivos do seu mandato, que é aumentar o apoio político do partido para que os votos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas próximas eleições, seja maior.
Além disso, leia também:
Mulher usa sinais não verbais para denunciar companheiro por violência em Maricá
Em seu discurso, o ex-vice-prefeito de Maricá e atual secretário de Habitação da Prefeitura do Rio de Janeiro, disse que a intenção é que o presidente da República tenha maioria de votos no Estado nas eleições de 2026.
“Qualquer candidatura, inclusive as candidaturas de deputados estaduais e federais, a candidatura para o Senado, a possível candidatura para vice (governador), ela é secundária frente a candidatura do Lula. Queremos sim ampliar o número de deputados, prefeitos, queremos eleger senador e talvez o vice-governador. Vamos dialogar para isso, mas a prioridade número um e absoluta é Luiz Inácio Lula da Silva como presidente da República. A gente tem condição de sair dos 30% que Lula teve (votos) na última eleição, para ter maioria no Estado”, disse.
Para isso, Diego declarou que assumia o compromisso de dialogar com lideranças políticas dos municípios afim de aumentar o apoio.
“Quero assumir um desafio a partir de hoje para os próximos quatro anos. Quero estar presente em cada município dialogando com cada prefeito, cada vereador, com cada liderança política que queira dialogar com o Partido dos Trabalhadores”.
O novo presidente disse ainda que pretende fortalecer os laços com as igrejas evangélicas. “Temos que agir em duas frentes. Temos que fortalecer nossa base. Temos que, não só, estar presente na favela como sempre tivemos, para que a gente fortaleça o trabalho comunitário, e nas igrejas, igrejas evangélicas, que são parte importante do partido. Precisamos trazer mais lideranças evangélicas para dentro do partido”, analisou Diego.

Eleição estadual
O discurso de Diego Zeidan veio um dia após vencer as eleições estaduais do PT com 62,2% dos votos em cima do deputado federal Reimont, que teve o apoio de figuras importantes do partido, como Benedita da Silva, Lindberg Farias e do ex-presidente da Alerj, André Ceciliano.
Mas apesar dos nomes de peso apoiando Reimont, Diego contou com uma genética petista forte, já que é filho da deputada estadual Zeidan e do ex-deputado federal, vice-presidente nacional do PT e prefeito de Maricá, Washington Quaquá. Com a vitória do filho, Quaquá demonstra mais uma vez sua força dentro do partido, já que o ex-presidente estadual do PT é o seu atual vice-prefeito, João Maurício, o Joãozinho.
Outra aposta já declarada do prefeito é a vaga de candidato a vice-governador. Quaquá já declarou em suas redes sociais que gostaria que o ex-prefeito de Maricá, Fabiano Horta, ocupasse o cargo na chapa com Eduardo Paes.
Por Lívia Louzada
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.