O tratamento de terapia com cavalos, a equoterapia, em Rio Bonito, agora funciona através do Centro de Equoterapia, criado após a aprovação da Câmara Municipal e sanção do Executivo de uma lei, no dia 5 de setembro. Implantada no município em 2007, a terapia é voltada para pessoas com deficiências motoras, psicológicas ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O serviço é ofertado no Parque de Exposição, na rodovia RJ-124, altura de Boa Esperança. O espaço agora é administrado através de um comitê formado por cinco secretarias, são elas: Agricultura, Saúde, Educação, Assistência Social e Inclusão Social.
Leia também: Polícia Civil de Rio Bonito apreende 8 kg de maconha em Boa Esperança
Segundo informações da secretaria de Agricultura, a pista foi reformada, novos equipamentos foram instalados e a equipe, formada por profissionais como fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, equitadores/ guias, e médicos veterinários, passou por cursos na Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL). Ainda de acordo com a pasta, os cavalos passam por consultas com veterinários semanalmente. Para realizar a inscrição, os interessados devem procurar a secretaria, através do número (21) 96705-6115.

O secretário da pasta, Eduardo Marmo, mais conhecido como Dudu do Basílio, destacou que cerca de 20 crianças participam do tratamento atualmente.
“Estamos atendendo agora em torno de 20 crianças por semana. Esse é um tratamento muito importante que impacta diretamente no dia a dia delas, que sempre demonstram muita felicidade em participar da terapia”, disse o secretário.
Através do Comitê Intersetorial de Implantação e Administração das atividades de Equoterapia no município de Rio Bonito, as pastas de Educação e Saúde fornecem os profissionais, enquanto a secretaria de Assistência Social realiza o suporte aos responsáveis dos beneficiários. Já a pasta de Inclusão Social fica encarregada pela atenção ao público-alvo do projeto, pessoas com deficiência.
Já o chefe de Gabinete, Victor Ribeiro, destacou que o serviço voltou a atrair visitantes de outros municípios.
“A criação do Centro de Equoterapia é um mérito do governo, que agora disponibiliza esse serviço para as pessoas com necessidades especiais do município. Em pouco tempo, já recebemos inclusive visitas de representantes de outras cidades para conhecer o serviço oferecido aqui”, disse Victor Ribeiro.
O secretário de Assistência Social, Carlos Magno Albino, destacou como o Centro pode auxiliar as pessoas com deficiência da cidade.
“O Centro de Equoterapia é uma grande conquista para o nosso município. Ele oferece um atendimento diferenciado para os nossos PCDs, utilizando o cavalo como parte do processo terapêutico. Os resultados são incríveis: melhorias na coordenação motora, no equilíbrio, na comunicação e até no aspecto emocional. É um espaço que promove inclusão, autoestima e qualidade de vida. Esse é um compromisso nosso: garantir que cada cidadão tenha acesso a oportunidades que transformam vidas”, disse o secretário.

Por Clara Egger (Estagiária sob supervisão)
Siga as redes sociais do Jornal, clique aqui!