Com o objetivo de zerar a fila de espera de cirurgias eletivas do SUS, a Prefeitura de Rio Bonito emitiu um decreto suspendendo temporariamente os procedimentos cirúrgicos particulares e de planos de saúde no Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), que está sob intervenção municipal. De acordo com o decreto, publicado nesta sexta-feira (15), as cirurgias particulares e feitas através de planos que está estavam marcadas antes do decreto, serão mantidas. O documento não suspendeu a realização de procedimentos obstétricos destes pacientes
A Folha entrevistou o administrador do HRDV, Rodrigo Domingues, que informou que novas cirurgias particulares e por planos de saúde deixaram de ser marcadas desde a última quinta-feira (14), mas as que já foram agendadas, até o dia 11 de setembro, serão realizadas.
Ele disse que alguns procedimentos eletivos que estavam na fila de espera do SUS, já foram realizados ontem mesmo, mas que nos próximos dias será feito um levantamento completo do número de pacientes que estão aguardando para que seja realizado um mutirão de cirurgias.
Em nota, a Prefeitura informou que assim que essa fila de espera, que em alguns casos acontece há três anos, acabar, os procedimentos particulares e de planos de saúde voltarão a acontecer.
Nota da Prefeitura
“A Prefeitura de Rio Bonito determinou essa semana através de decreto municipal, a suspensão temporária das cirurgias particulares no Hospital Regional Darcy Vargas até que se regularize a situação das cirurgias eletivas do município através do SUS. A medida se dá com o objetivo de zerar a fila das cirurgias eletivas pelo SUS, que não são realizadas há mais de 3 anos pelo município de Rio Bonito. É inaceitável que a população fique todo esse tempo esperando por uma cirurgia.
As cirurgias já agendadas na unidade, serão realizadas, ficando impedida apenas a marcação para novas cirurgias particulares temporariamente. Continuam sendo marcadas as cirurgias de obstetrícia normalmente, não tendo alteração nas agendas de partos. O Hospital Regional Darcy Vargas segue atendendo normalmente a todos os pacientes da região. O prefeito Marcos Abrahão, reafirma que todos os cidadãos de Rio Bonito continuarão sendo atendidos normalmente pelo SUS no Hospital Regional Darcy Vargas, sem distinção”.
Nota do Hospital Regional Darcy Vargas

Decreto da Prefeitura:

Por Lívia Louzada
Além disso, leia também:
Homem é preso acusado de agredir pai idoso e irmã em São Gonçalo
Siga as redes sociais do Jornal, clique aqui!