As escolas municipais de Rio Bonito terão eleições para escolha de diretores e diretores adjuntos no dia 13 de novembro. A comissão que irá organizar o processo já foi nomeada e o edital com todas as informações sobre o pleito foi publicado no Diário Oficial do último final de semana. Poderão votar: alunos, responsáveis, profissionais da educação.
O mandato dos diretores será de dois anos e começará em janeiro de 2026. O edital prevê que o processo de seleção dos candidatos começará com as inscrições, depois a análise de critérios técnicos de mérito e desempenho, com a análise de títulos, entrevista com análises de casos concretos em situações de sala de aula e apresentação de um plano de trabalho administrativo e pedagógico. Depois dessa etapa será feita a consulta à comunidade escolar.
A homologação do processo está prevista para o dia 27 de novembro, quando todos conhecerão os eleitos.
A secretária Municipal de Educação, Mônica Magrini, destacou o compromisso da gestão com o Plano Municipal de Educação. “A Prefeitura Municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, mostra-se transparente em seus atos e seu compromisso com a sociedade, cumprindo mais uma das etapas do Plano Municipal de Educação”.
Ainda segundo ela, esse é um processo importante para cada comunidade escolar, pois tem a participação de todos na escolha.
“A eleição de diretores é um momento fundamental para a comunidade escolar, pois garante a escolha de líderes comprometidos com a educação, a gestão democrática e a transparência. Esse processo fortalece a participação de professores, funcionários, alunos, pais ou seja, toda comunidade escolar que passam a ter voz ativa na definição de quem estará à frente da escola. Além disso, a eleição promove o senso de responsabilidade coletiva, valorizando a gestão participativa e aproximando ainda mais a escola da comunidade. Assim, a eleição de diretores não é apenas um ato administrativo, mas uma oportunidade de reafirmar a importância do diálogo, da democracia e do compromisso com a qualidade da educação”, analisou.
Por Lívia Louzada

Além disso, leia também:
Prefeitura de Rio Bonito informa que situação dos ônibus universitários foi regularizada
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.