TCE cobra explicações de Rio Bonito sobre uso de recursos da Saúde em 2023

às
Centro-Administrativo-da-prefeitura-de-Rio-Bonito
Foto: Arquivo/JFT

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) está pedindo explicações a Rio Bonito referente a prestação de contas da área da saúde no ano de 2023. O órgão deu um prazo de 30 dias para que sejam enviados esclarecimentos e documentos referentes à prestação de contas daquele ano, época em que Leandro Peixe era prefeito da cidade. A decisão é da conselheira Marianna Montebello Willeman e foi publicada no processo TCE-RJ nº 222.777-3/24.

Além disso, leia também:

Polícia derruba ‘call center de orações’ e 35 são presos acusados de aplicar golpes em fiéis

Embora a decisão seja referente ao exercício de 2023, o atual governo municipal, de Marcos Abrahão, é quem deve responder às dúvidas do Tribunal de Contas, uma vez que o processo de análise ocorre agora, em 2025. Caso as pendências não sejam devidamente sanadas, as contas poderão ser julgadas irregulares.

A análise faz parte da rotina de fiscalização do TCE sobre a correta aplicação dos recursos públicos. O tribunal é responsável por examinar as contas de órgãos e fundos municipais, verificando se o dinheiro público foi administrado de forma regular, transparente e de acordo com a legislação.

De acordo com o documento, o corpo técnico do TCE identificou um déficit de informações na prestação de contas apresentada, o que motivou o envio de ofícios solicitando complementações. Como os esclarecimentos iniciais não foram suficientes, o tribunal decidiu reiterar as solicitações e conceder novo prazo ao atual gestor para que apresente as informações pendentes.

Entre as exigências, o TCE pediu explicações sobre a relação de restos a pagar cancelados, que somam R$ 8,4 milhões, além de divergências de valores no Demonstrativo da Dívida Flutuante e no Balanço Patrimonial — diferenças que chegam a mais de R$ 14 milhões. O órgão também solicitou informações sobre medidas adotadas para regularizar débitos e créditos não contabilizados e sobre o parecer do Conselho Municipal de Saúde em relação às contas de 2023.

Os responsáveis pela gestão do Fundo em 2023 também foram comunicados da decisão e deverão acompanhar o processo, podendo prestar esclarecimentos complementares.

“O Tribunal de Contas do Estado identificou irregularidades nas contas da saúde em 2023, referentes a gestão anterior. Assim que assumimos a gestão, encontramos um cenário de terra arrasada e o parecer do TCE só constata o que já vínhamos falando há tempos. Estamos à disposição do Tribunal para encaminhar tudo que for necessário para identificar tudo que foi feito de errado e responsabilizar a quem é devido pelos atos cometidos na gestão anterior”, comunicou o chefe de Gabinete da Prefeitura de Rio Bonito, Victor Ribeiro, à reportagem da Folha.

Por Lívia Louzada

Rio Bonito terá que dar explicações ao Tribunal de Contas do Estado sobre uso de recursos da Saúde em 2023 – Foto: Arquivo/JFT

Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

Segundo o prefeito, Washington Quaquá, a intenção é que a produção do maquinário também seja voltada para o pequeno agricultor e para a agricultura familiar.
às
Os presentes foram doados com a ajuda dos comerciantes da cidade
às
Evento vai discutir as questões legais da profissionalização de atletas da modalidade
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias