Diretor do Sine de Itaboraí esclarece que moradores de outras cidades não precisam lotar unidade

às

Nos últimos tempos, a cidade de Itaboraí tem sido vista de forma bastante atraente em relação às oportunidades de emprego decorrente da retomada das obras da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) da Comperj. Por consequência, o Sistema Nacional de Empregos (Sine) da cidade vem registrando altíssimo número de profissionais em busca de trabalho, com esperança de uma contratação na UPGN.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda alerta que o Sine é um órgão nacional, por isso, não é necessário que trabalhadores de outras cidades busquem atendimento em Itaboraí, muitas vezes dormindo na fila, levando a uma super lotação, como tem sido registrado diariamente na unidade.

De acordo com o diretor do Sine, Alex Sandro Carvalho, por dia, em média são atendidos 200 trabalhadores em busca de oportunidade. Destes, 60% são moradores de outros municípios. Segundo ele, os profissionais se dirigem ao órgão para fazer serviços simples como cadastro, atualização de cadastro ou retirar o QR Code para acesso ao aplicativo.

“Quero deixar claro que os Sines de outros municípios estão de portas abertas para atender os candidatos interessados em manter ativo o cadastro no sistema. Não havendo necessidade de ser feito somente no município de Itaboraí, de dormir em fila e aguardar em longas filas para atendimento, porque tudo pode ser feito em qualquer Sine”, alertou o diretor. Ele afirma que, mesmo que o trabalhador de outra cidade faça o cadastro no Sine de Itaboraí, as vagas que surgirem são destinadas somente aos profissionais que atenderem completamente o perfil estipulado pela empresa.

“Também gostaria de deixar claro para as pessoas que, embora o Comperj seja um grande atrativo, aqui as vagas não são exclusivas para trabalhar no canteiro de obras. Temos parceiros em toda cidade, é açougue, padaria, escritórios, supermercados e todos nos procuram em busca de trabalhadores”, alertou.

Além de auxiliar o profissional a ingressar no mercado de trabalho, o Sine Itaboraí também realiza agendamento e consulta do benefício Seguro Desemprego e o requerimento da Carteira de Trabalho.

O Sine de Itaboraí fica localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº, Centro. Horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

App Sine Fácil

Os profissionais que buscam uma oportunidade de emprego também não precisam buscar o Sine, enfrentar fila e complicações. O aplicativo Sine Fácil, do Ministério do Trabalho, pode ser baixado gratuitamente no smartphone. Ele permite ao trabalhador encontrar, de forma prática e rápida as vagas adequadas ao perfil. Por meio dele, de qualquer local o trabalhador poderá programar as entrevistas com os empregadores com data e horário, tudo previamente agendado. Após a entrevista, é a empresa contratante que define se contratará o candidato.

“O aplicativo Sine Fácil é bem útil, mas não é de uso exclusivo de Itaboraí e nem temos o controle dele. Apenas é uma ferramenta que uso nacional. Se alguma vez se encontrar fora do ar ou a pessoa não estiver conseguindo acesso não é culpa da Prefeitura e nem nossa, podem ser problemas no Ministério do Trabalho e que não temos controle”, afirma Alex Sandro.

De acordo com o diretor do Sine, o órgão atende hoje, em média, 98% de profissionais que retiraram a carta de encaminhamento por meio do aplicativo Sine Fácil.

Veja também

Cantor L7nnon é a atração principal deste domingo (19/05) da festa que acontece na Avenida Benvindo Taques Horta, na orla de Itaipuaçu
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias