Com as tradicionais festas caipiras, que se estendem durante os meses de junho e julho, o comércio costuma ser movimentado pela busca por adereços e roupas típicas. Em Rio Bonito, as lojas têm se preparado para a época com diversas opções de tecidos e acessórios, como rendas, fitas, chitão e estampas xadrez, mas nem todas registraram aumento nas vendas. No entanto, os comerciantes ainda esperam que a procura aumente até o fim deste mês, com a festa julina, que possui apoio da Prefeitura e vai acontecer na Praça Fonseca Portela.
Vendedora há mais de 10 anos na loja Juju Aviamentos, Rosele de Azevedo, revelou que o estabelecimento teve um aumento de cerca de 50% nas vendas.
“Este ano tivemos um aumento de cerca de 50%, em relação ao ano passado, nas vendas de itens de festa junina. Os mais procurados foram tecidos, fitas, rendas, pérolas, bordado inglês e passa-fita. Geralmente, os clientes vêm com uma inspiração nos celulares e nós damos umas ideias e fazemos as medidas aqui mesmo”, contou Rosele.
Já a gerente das Lojas Sensação, Madalena Bruno, afirmou que não houve aumento nas vendas, mas espera que ainda haja mais procura.
“Os produtos que as pessoas mais procuram continuam sendo os tecidos xadrez e chitão, mas neste ano, não teve muito aumento nas vendas, em comparação ao ano passado. Porém, como as festas juninas têm se estendido para mais meses, além de junho, encomendei mais tecidos destes tipos, caso mais clientes procurem”, disse a gerente.

A vendedora da loja Espaço Fashion, Beatriz Fonseca, acredita que as vendas aumentem com a festa julina da cidade, que vai acontecer entre 25 e 27 de julho, na Praça Fonseca Portela.
“Acreditamos que as vendas aumentem porque com um evento na cidade, as pessoas começam a procurar por roupas novas. Até agora, os clientes têm buscado principalmente peças individuais, como saias e blusas xadrez”, comentou Beatriz.
No setor de acessórios, a vendedora da loja Império Biju, Geisa Abreu, explicou que os itens mais procurados foram voltados ao público infantil.
“Tivemos muitas vendas voltadas para o público infantil, principalmente para festas de escola. Os produtos mais buscados pelos clientes foram meia-calça e laços, para compor as fantasias. Mas não houve mudança na quantidade de vendas, em relação ao ano passado”, disse a vendedora.
Em geral, os comerciantes acreditam que nas próximas semanas, a procura aumente por conta da festa julina, que vai acontecer entre os dias 25 e 27 de julho, na Praça Fonseca Portela, localizada no Centro da cidade.
Leia também: Rio Bonito faz entrega de certificados de cursos profissionalizantes em parceria com Firjan
Por Clara Egger (Estagiária sob supervisão)
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.
[…] Festas caipiras movimentam comércio em Rio Bonito […]