Em Minas Gerais, atletas de Rio Bonito conquistam pódio de fisiculturismo

Esta foi a primeira competição de Thais Cunha e Vanessa Durval fora do Rio de Janeiro
às
foto destaque site (44)
Foto: Arquivo Pessoal

As atletas de Rio Bonito, Thais Cunha e Vanessa Durval, que competiram pela primeira vez fora do Estado, alcançaram o pódio no campeonato de fisiculturismo, BH Classic Show, que aconteceu em Minas Gerais, no dia 13 de setembro. Vanessa, de 29 anos, se desafiou a fazer uma preparação em apenas seis semanas e não decepcionou, alcançou o pódio da competição. Já Thais, de 31 anos, fez seu retorno aos torneios, após um período de pausa muito importante de um ano, o nascimento de seu primeiro filho. A mamãe também fez bonito e conquistou três troféus.

Leia também: Operação mira call center que cobrava por orações em Niterói

Thais já havia participado de outros campeonatos no Rio de Janeiro, mas como foi sua primeira vez fora do Estado, disputou na categoria Estreantes e conquistou o 1º lugar. Além de dois segundos lugares, um na divisão Novice e outro na Wellness (em sua altura). A Novice é voltada para atletas com experiência em competições, mas que não alcançaram um primeiro lugar ou um prêmio geral, já a Wellness, avalia um físico harmonioso, com maior volume muscular nos glúteos e coxas, cintura mais fina, destacando traços femininos e curvilíneos.

Em entrevista à Folha, ela destacou como o campeonato marcou seu retorno após a gestação, sendo uma experiência desafiadora.  

“Após a gestação tudo mudou, porque meu filho é minha prioridade. É uma rotina desafiadora, com pouco tempo, mas vivo um dia após o outro. Agora, treino de 5 a 6 dias na semana, tive que diminuir um pouco o tempo de aeróbico para encaixar tudo e conseguir fazer”, explicou Thais.

Thais ainda contou que pratica o esporte há 5 anos, sendo incentivada por seu técnico Marcelo Balbi.

“Pratico a modalidade há 5 anos, sempre gostei de treinar e fui incentivada, principalmente pelo meu amigo e treinador Marcelo Balbi, a fazer a primeira vez e ver se eu ia me encaixar. Dessa forma foi surgindo o gosto pelo esporte”, disse a atleta.

Foto: Arquivo Pessoal

Vanessa Durval chegou ao top 5 em duas categorias na competição. No Miss Fitness – que avalia um físico atlético, focando mais na estética do que na musculatura – ela alcançou o 2º lugar. Enquanto na Wellness, atingiu a 4ª colocação.

Também em entrevista à Folha, Vanessa destacou que participar do torneio foi um desafio, principalmente na preparação.

“BH foi um desafio, de início eu iria só para assistir, pois estava em off season (período onde o atleta ganha peso). Porém, Marcelo Balbi, meu treinador na Academia Norte, me lançou este desafio, onde nos preparamos em apenas seis semanas. Ele é quem cuida de toda a minha preparação, desde dieta até treinamento”, explicou a atleta.

Natural do Rio Grande do Norte, Vanessa contou que mora em Rio Bonito há oito anos e começou a participar da modalidade em 2021, após um evento na cidade.

“Sempre fui apreciadora do fisiculturismo, quando participei do evento Mr Rio Bonito, percebi que queria o esporte para a vida. Comecei na (categoria) Beach Model e ao longo do processo e evolução, migrei para a Wellness”.

Assim como Thais, Vanessa também participou de outros torneios no Rio de Janeiro e contou que já tem data para o próximo desafio.

 “Já participei de outros campeonatos aqui no RJ e sempre conquistei boas colocações. Este campeonato em BH fez total diferença, tanto na aérea profissional como pessoal, além do networking que se pode fazer em eventos como esse, sem sombra de dúvidas foi um divisor de águas. O próximo será em novembro, no Mr Cabo Frio”, destacou Vanessa.

O treinador delas, Marcelo Balbi, comentou sobre o acompanhamento que realiza com as competidoras.

“As atletas representaram Rio Bonito em Belo Horizonte e retornaram para casa com resultados expressivos. Meu trabalho como treinador vai muito além de prescrever treinos e dietas, é um processo que envolve acompanhamento psicológico, pois a cada semana as atletas ficam mais ansiosas e pressionadas devido ao nível das competições. O resultado marcou um feito inédito: as duas foram as primeiras mulheres de Rio Bonito a competirem fora do estado e conquistarem pódio, trazendo visibilidade e orgulho para a cidade. Mais do que os troféus, é muito satisfatório presenciar a evolução delas e fazer parte desse processo. É uma prova de que disciplina e perseverança trazem resultados”, disse o técnico.

Por Clara Egger (Estagiária sob supervisão)

Siga as redes sociais do Jornal, clique aqui!

Veja também

Entre as medidas previstas estão a adaptação de tarefas, avaliações e provas, substituição de trabalhos e a simplificação das atividades para facilitar o aprendizado.
às
As modalidades mais vitoriosas foram atletismo, wrestling, judô, ginástica artística, tiro com arco, natação, taekwondo, handebol e badminton
às
A festa acontecerá no Espaço de Eventos da Mangueirinha.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias