Em preparação para a Feira Literária de Rio Bonito, que acontece no próximo mês, alunos do Colégio Municipal Dr. Astério Alves de Mendonça, localizado no bairro da Mangueirinha, conheceram as obras do artista plástico riobonitense, Aliomar Guimarães Leite – mais conhecido como Baianinho – que decoram o restaurante Quartas na Lenha, na última quinta-feira (30). De acordo com a direção da escola, a visita foi realizada pelas turmas da educação infantil e do 2º ano do ensino fundamental, que têm estudado a biografia do artista e prometem uma homenagem emocionante.
Leia também: Começa a renovação de matrículas 2026 para as escolas da rede estadual
A orientadora pedagógica da escola, Aline Viana, uma das organizadoras da apresentação, explicou como está sendo planejada a homenagem.
“A homenagem foi uma sugestão da secretaria de Educação. A partir de então, começamos a desenvolver o projeto. O tema central será o quadro do Baianinho ‘Palhaço Paciência’ – que vai funcionar como um ‘quadro vivo’ – uma pessoa vai se caracterizar como o personagem, com as roupas originais cedidas pela família, e circular pela Feira”, detalhou Aline.

Morador de Rio Bonito desde 1975, Baianinho teve diversas contribuições ao desenvolvimento artístico da cidade. Em 1977, ele fundou a Escola de Artes Pica-Pau em 1977, que depois se tornou o Centro Fluminense de Artes (CEFA) e recebeu mais de mil alunos, que viraram artistas plásticos.
O filho de Baianinho, Aliomar Guimarães, disse que a homenagem é motivo de muito orgulho e gratidão.
“Sinto uma profunda gratidão e orgulho ao saber que a história do meu pai, um artista plástico que dedicou sua vida à arte, à cultura e ao esporte da nossa cidade, está sendo compartilhada nas escolas. É emocionante ver as novas gerações tendo a oportunidade de aprender sobre sua trajetória e contribuições. Acredito que essa iniciativa dos professores é fundamental para manter viva a memória dele e inspirar os jovens a valorizarem a arte em suas diversas formas. Essa homenagem é um reconhecimento do impacto que ele teve no nosso município e um passo importante para que suas ideias e criações continuem a ressoar no futuro. Gratidão do fundo do meu coração à secretaria de educação, à escola que teve a iniciativa e por cada professora e professor por partilharem um pouco da história do meu pai”, afirmou Aliomar.
Dentre as obras que compõem a decoração do restaurante, uma que se destaca é uma pintura na parede. O responsável pelo Quartas na Lenha, Cláudio Duarte, comentou sobre a visita dos estudantes.
“O Baianinho era meu amigo há muitos anos, ter as obras dele no restaurante é uma satisfação enorme. Poder perpetuar a arte dele aqui é motivo de muito orgulho para nós”, disse o proprietário.

Por Clara Egger (Estagiária sob supervisão)
Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.