Em uma eleição muito disputada, após tentar ser prefeito de Rio Bonito outras cinco vezes sem sucesso, na sexta vez, nas eleições do último domingo (6), Marcos Abrahão (União Brasil) conseguiu se eleger ao cargo de prefeito de Rio Bonito. O ex-deputado estadual teve 10.082 votos (28,43%) após uma disputa acirrada.
Em segundo lugar ficou Uiltinho Delaroli (PL), com 9.541 votos (26,90%), em terceiro Leandro Peixe (Solidariedade) com 9.414 votos (26,55%), Solange Almeida (Agir) em quarto lugar com 6.209 votos (17,51%), e por último, com 218 votos (0,61%), Vinicius Diplomata (Mobiliza).
A ex-prefeita Solange Almeida ainda tem o recurso do indeferimento de sua candidatura para ser julgado, por isso, seus votos na plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aparecem com a descrição “Anulado Sub Judice”.
Após o resultado das eleições, os eleitores se reuniram no Complexo Poliesportivo O Bonitão, no bairro Cidade Nova, de lá, saiu uma carreata pela cidade até a Avenida Sete de Maio, onde uma multidão se concentrou para comemorar.
Em entrevista exclusiva à Folha, o prefeito eleito, disse que o que fez diferença nessas eleições para que conquistasse a vitória, foi a união da população.
Por mais que pensássemos que íamos ganhar a eleição, ficamos naquela expectativa, mas graças a Deus, dessa vez foi, e quem mais vai ganhar com isso vai ser a nossa cidade. Dessa vez a população se uniu, pois já experimentaram muitos outros candidatos diversas vezes. Tentaram um novo que não estava preparado e acho que acordaram para a realidade e falaram assim, ‘agora vamos dar uma oportunidade para o Marcos Abrahão’, e graças a Deus conquistamos esse pleito. Tenho certeza que Rio Bonito vai voltar a ter uma qualidade de vida que sempre mereceu ter”, afirmou.
Perfil
Marcos Abrahão tem 62 anos, é casado, tem dois filhos e é policial militar aposentado. Ele começou sua carreira política no ano 2000, quando se elegeu como vereador de Rio Bonito.
Em 2002 foi candidato a deputado estadual e ficou como primeiro suplente. Ele assumiu o cargo em 2003 e a partir daí se elegeu deputado estadual por quatro mandatos, em 2006, 2010, 2014 e 2018. Na última eleição para a mesma função, em 2022, Marcos ficou como suplente.
A eleição de 2024 foi a sexta que Marcos Abrahão se candidatou a prefeito de Rio Bonito. Ele disputou as eleições nos anos de 2004, 2008, 2012, 2016 e 2020.
Votação
Em sua maioria, os riobonitenses votaram nas primeiras horas do último domingo, a prova disso foi que na parte da tarde, os principais locais de votação da cidade estavam praticamente vazios. Um exemplo é o pastor de 85 anos, Walter Marinho. Ele votou de manhã no Colégio Estadual José Matoso Maia Forte, na Praça Cruzeiro, e precisou usar sua prioridade para não ficar esperando muito tempo na fila.
Para o pastor, o ato de votar demonstra esperança por dias melhores. “Faz parte da nossa vida, temos que fazer (votar) pensando sempre no melhor para nossa cidade e para nosso país. Temos que votar para ver se surge alguém que possa trazer uma melhoria para nossa cidade, e claro, sempre pedindo a Deus para que isso aconteça. Assim como a gente torce para o nosso time de futebol, temos que torcer também para nosso candidato”, explica seu Walter.
Assim como em todo o país, Rio Bonito amanheceu lotada de santinhos de candidatos próximo aos locais de votação, uma prática antiga, mas que não é permitida pelo Código Eleitoral. A Folha entrevistou o juiz eleitoral de Rio Bonito, Pedro Amorim, que alertou que o Ministério Público pode chamar à responsabilidade os envolvidos com essa prática.
“Houve uma recomendação, inclusive do Ministério Público, para que os candidatos deixassem o material de campanha, no sábado, e o Fórum disponibilizou um espaço para isso, mas apenas uma candidatura fez, então o Ministério Público provavelmente deve estar arrecadando esse material e pode depois tomar medidas cabíveis para punição dos responsáveis”, disse o juiz.
Apesar disso, ele avaliou positivamente o dia de eleição em Rio Bonito. “As pessoas estão sem problemas para votar, a votação está rápida, com urnas novas e tudo transcorreu sem maiores problemas”.
Polícia e política
Uma ação entre o Ministério Público Eleitoral, Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a 119ª Delegacia de Polícia de Rio Bonito prendeu uma mulher por corrupção eleitoral. Foram encontrados na casa dela, mais de R$ 46 mil em espécie e até títulos de eleitor.
Segundo o Ministério Público, “A 32ª Promotoria Eleitoral informa que houve deferimento de um mandado de busca e apreensão em determinado endereço, no qual houve a apreensão de dinheiro e prisão em flagrante de uma mulher. Os fatos estão ainda sendo objeto de Registro de Ocorrência perante a 119ª DP – Rio Bonito”.
O titular da delegacia de Rio Bonito, Alexandre Netto, disse que foram encontradas anotações referentes a eleitores em envelopes e títulos de eleitor. Foi lavrado o flagrante e fixada fiança de R$ 20 mil, quantia paga pela presa, que por isso foi liberada.
Além disso, leia também:
Maira Figueiredo recebe maioria dos votos, mas situação está “Sub Judice”
Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.
Por Lívia Louzada
[…] turno com Rodrigo Neves (PDT) e Carlos Quaquá (PT) é eleito em Maricá com mais de 70% Marcos Abrahão (União Brasil) é eleito prefeito de Rio Bonito Maira Figueiredo recebe maioria dos votos, mas situação está “Sub Riobonitense […]