Durante o mês de julho, dois bairros de Rio Bonito tiveram avanços em obras de infraestrutura. No Bosque Clube, começou a etapa de contenção nas encostas do bairro para evitar deslizamentos em períodos de chuva, como normalmente acontece. Já em Nova Cidade, foi iniciada a implantação de uma nova rede de esgoto na localidade. De acordo com a Prefeitura, novas obras já estão previstas para outras regiões do município.
Bosque Clube
No bairro Bosque Clube, a obra de contenção e estabilização das encostas teve início. A região que é conhecida por apresentar instabilidade do solo, especialmente durante os períodos de chuva, sofre frequentemente com deslizamentos e erosões. Segundo a Prefeitura “a expectativa é transformar o Bosque Clube em um bairro mais estável e seguro, livre das problemáticas que há anos afetam a comunidade local”.
De acordo com a Prefeitura, o projeto da obra inclui a realização de escoramento, fundação, drenagem e estabilização do terreno.
O secretário de Obras, Max Belmont, explicou que o motivo da obra foi o rompimento de uma manilha no local.
“Um pouco acima do local onde acontece a obra, há uma nascente que é canalizada por uma manilha, que acabou sendo rompida e a água começou a passar por baixo dessas estruturas. Com isso, a terra perdeu a sustentação, cedeu e quebrou as manilhas, o que acabou com metade da rua”, disse o secretário.

Nova Cidade
Já na localidade de Nova Cidade, foi iniciada a implantação de uma nova rede de esgoto, com o uso de manilhas de alta resistência. Segundo a Prefeitura, o objetivo da obra é melhorar as condições sanitárias, para diminuir o risco de contaminações e proliferação de doenças. A expectativa é que a instalação seja concluída ao longo dos próximos meses.
No momento, a obra está na fase de implantação do sistema de saneamento básico.
O prefeito Marcos Abrahão afirmou que a obra era uma demanda urgente da região.
“Essa era uma demanda urgente, estamos falando de saúde pública, de dignidade para os moradores. Ver o esgoto correndo a céu aberto nos fundos das casas era algo inadmissível. Hoje, com muita responsabilidade e planejamento, estamos virando essa página”, declarou o prefeito.

Leia também: Tanguá promove Feira de Exposição da Laranja 2025 com foco em economia e turismo
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.