A ponte de Nova Cidade, localizada no segundo distrito de Rio Bonito, foi reconstruída depois de aproximadamente 10 anos de espera, e entregue oficialmente no dia 30 de dezembro. A obra, feita pelo governo do Estado após articulação da Prefeitura, foi orçada em R$ 1,3 milhão, mas demorou tantos anos para ser executada por conta de um impasse, exatamente entre os Executivos Estadual e Municipal, sobre de quem seria a responsabilidade do serviço. A ponte liga o distrito de Boa Esperança e Nova Cidade, mas desde 2016 um temporal atingiu a área e ficou inviável a passagem pelo local.
Leia também: Corrida de São Silvestre é decidida com ultrapassagem nos últimos metros da prova
Por causa das condições em que se encontrava o restante da ponte, ela precisou ser demolida. Enquanto a nova estrutura não era finalizada, foi erguido um desvio para que os moradores pudessem se deslocar. O trecho liga também o bairro Rio Vermelho e Nova Cidade a Boa Esperança e, consequentemente, ao Centro da cidade.
Há mais de 10 anos, a ponte, que passa sobre o Rio Boa Esperança, teve sua estrutura enfraquecida pelo tempo de uso e pelas fortes chuvas, mas foi em 2016 que tudo piorou após um temporal atingir a área. Em 2022, o problema voltou a assombrar os moradores, novamente por causa das chuvas, que levou parte, já degradada, da estrutura da ponte.
O prefeito Marcos Abrahão comentou essa necessidade e a satisfação de poder entregar o equipamento público aos moradores com a ajuda do governo do Estado.
“Essa é uma conquista da nossa população, principalmente do morador do segundo distrito, que esperou por tantos anos a tão sonhada ponte. Ela já está funcionando, por isso é uma entrega simbólica”, explicou.
No momento da inauguração, ele destacou que quando era deputado, enviou por quatro vezes recursos para a reconstrução, que não foram usados, mas agora, a estrutura finalmente é uma realidade.
“Nosso governo não está trabalhando no último ano para se reeleger, nosso governo está trabalhando porque sabe da necessidade de cada um da nossa cidade. Toda eleição a gente vem aqui (no segundo distrito), passa na casa de todo mundo e diz que as coisas vão acontecer, e aconteceu. Está aqui a ponte, agora vamos fazer a iluminação e queremos calçar as ruas, inclusive as transversais”, prometeu Marcos Abrahão.

Em seu discurso, o secretário de Governo, Marcos Abrahão Filho, exaltou a localidade e revelou que quem o conhece, sabe do amor que tem pela região do segundo distrito.
“Isso aqui é obra de vocês, moradores de Rio Bonito, quando elegeram nosso prefeito Marcos Abrahão, quando acreditaram que ia fazer por nós. Todo mundo sabe do carinho que tenho pelo segundo distrito, e nunca vou desistir daqui. Vocês podem ter certeza que sempre vou dar o meu melhor por vocês”, disse.
Repercussão
A reconstrução demorou tantos anos, que em muitos momentos a população não acreditou que a obra pudesse ser concluída. A aposentada Catarina Assis, que mora próximo a ponte há cerca de 40 anos, sabe bem a importância do local. “Tem uns 12 anos que a gente está esperando essa obra”.
A moradora Rosélia Faria revelou que já teve um carro com perda total em um acidente próximo a ponte. Ela agradece a obra e conta como era a realidade no local.
“Quero agradecer ao nosso prefeito pelo trabalho que ele fez, pois há nove ou 10 anos a gente passava pela lama, e ele foi o único que nos ajudou. Os problemas aqui eram muitos, quando a ponte caiu, teve um acidente aqui e meu carro deu perda total. O prefeito prometeu que ia fazer a ponte e cumpriu, está de parabéns”. disse a moradora.
Por Lívia Louzada
Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.
[…] Leia também: Ponte de Nova Cidade é entregue à população após cerca de 10 anos de espera […]