Rio Bonito será contemplado com 14 profissionais do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, nos próximos quatro anos. Nesta sexta-feira (29), a cidade recebeu a visita da representante do programa, Carla Miyuki, que conheceu as unidades de saúde em que os médicos trabalharão. Ela também se reuniu com a secretária de Saúde Municipal, Cintia Fernanda e alinhou ideias para a execução da iniciativa na cidade.
“A reestruturação da Atenção Primária, que é a porta de entrada preferencial do SUS (Sistema Único de Saúde), é prioridade na nossa gestão”, disse a secretária de Saúde.
As palavras da secretária se resumem a importância do grande sistema, em que também fazem parte o Programa Mais Médicos, a Atenção Básica e a Atenção Primária à Saúde.
O Mais Médicos é uma estratégia nacional voltada ao fortalecimento da Estratégia Saúde da Família (ESF), com foco na ampliação e qualificação do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a visita, foi ressaltada a importância da Atenção Primária à Saúde (APS), reconhecida internacionalmente por promover resultados mais equitativos, resolutivos e sustentáveis.
Atenção Básica – O Mais Médicos compõe um conjunto de ações e iniciativas do governo federal, com apoio de estados e municípios, para o fortalecimento da Estratégia Saúde da Família – ESF do País, porta de entrada preferencial do SUS, que está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde da população são resolvidos.
A Atenção Primária à Saúde – APS é reconhecida por melhorar os resultados de saúde de forma mais justa. Estudos mostram que países que investem fortemente na APS tendem a ter uma população com melhores condições de saúde, mais equidade, menos internações desnecessárias e, por isso, um crescimento mais controlado dos gastos com saúde.
Além disso, leia também:
Rio Bonito participa de evento nacional de turismo – 9º Salão do Turismo

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.