No último dia 6, Rio Bonito promoveu o RB Street Games, um evento de basquete 3×3 e skate. Os esportes foram praticados na Praça Fonseca Portela, que ficou lotada de amantes dos esportes e curiosos para ver os atletas. Somente o skate, segundo a Secretaria de Esporte e Lazer, reuniu cerca de 100 praticantes.
Na competição de basquete 3×3, seis equipes compostas por atletas da cidade disputaram o 1º lugar. O evento também contou com prática de skate, com a parceria do grupo Skate Box, e uma estrutura de pista aberta foi montada.

O filmmaker Pedro Yago Moraes, que também é jogador de basquete e é da cidade, conta que antes, quem queria praticar o esporte, precisava sair do município.

“Sempre treinei e participei de campeonatos fora de Rio Bonito porque na cidade não havia nada que nos incentivasse a jogar basquete. Sempre tivemos vontade de mostrar que em Rio Bonito também tem basquete, mas nunca tivemos apoio”, lembra.
Mas agora, o profissional conta que o cenário está diferente, e espera que a cidade promova mais eventos como esse e que sejam instaladas tabelas em todas as quadras de Rio Bonito.
“Foi muito bom ter esse evento em Rio Bonito, ver a praça lotada de pessoas assistindo basquete e skate, que são esportes que não são muito vistos pela sociedade. O evento teve uma estrutura muito legal, até com tabela profissional. Eu espero que tenham mais eventos como esse em vários bairros da cidade para mostrar que todo mundo pode jogar”, deseja Pedro.
Para o secretário de Esporte e Lazer, Tiago Bitesnik, o RB Street Games foi um sucesso.
O Rio Bonito Street Games foi simplesmente épico, manobras insanas, energia lá no alto e a vibe que só quem viveu sabe. Foi um marco para nossa cidade. A gente está resgatando esportes que estavam há muitos anos parados por aqui. Sempre sonhamos com um esporte acessível e hoje estamos vendo esse sonho acontecer aos poucos. Tenho certeza que o basquete 3×3 e o skate deixaram uma marca importante porque temos grandes atletas aqui que deram um show”, avaliou secretário.
Por Lívia Louzada