Rio Bonito lança programa que destina recurso direto para as escolas municipais

às
Piem Rio Bonito (2)
Foto: SECOM /PMRB

Com base nas premissas do já consolidado Programa Dinheiro Direto Na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde), do Governo Federal, que objetiva a destinação de recursos diretos para as escolas públicas de todo o país, a Prefeitura de Rio Bonito, junto à Secretaria Municipal de Educação, lança seu próprio programa municipal, denominado Programa Investe Educação Municipal (Piem).

Veja: Curso capacita convocados do concurso da Guarda de Rio Bonito

Ao todo, a prefeitura estima um investimento de cerca de 250 mil reais a cada ano nas escolas, impactando em melhorias significativas em cada uma das 39 unidades escolares. Por meio de suas unidades executoras próprias, ou seja, uma sociedade civil com personalidade jurídica de direito privado para gerir a verba transferida, as escolas recebem os recursos devidos via transferência bancária em contas correntes abertas para tal finalidade.

Um dos grandes beneficiados com a criação do Piem será o Centro de Atendimento Educacional Especializado em Educação e Saúde (Caees), uma vez que, não tinha habilitação para recebimento de recursos do PDDE. Para Caees, o programa criado pela prefeitura auxiliará a unidade a atender as necessidades de infraestrutura e pedagógicas.

“Havia certa dificuldade em buscar recursos para manutenção das nossas atividades. Agora com a assistência do Piem, poderemos custear nossos projetos pedagógicos que dão suporte aos atendimentos dos alunos com necessidades especiais”, explicou a instituição.

Rio Bonito
A prefeitura de Rio Bonito estima um investimento de cerca de 250 mil reais a cada ano nas escolas. Foto: SECOM /PMRB

Com o Piem, as escolas ganham autonomia para planejar e executar ações de forma mais eficaz, como a manutenção de infraestrutura, aquisição de materiais de consumo e investimentos em capacitação dos profissionais da educação. O Piem já possibilitou a instalação de forros pvc e pisos, de monitoramento por câmeras, a compra de novos eletrodomésticos e equipamentos de informática, serviços de alvenaria, brinquedos para educação infantil, entre outras melhorias.

Para a Secretaria Municipal de Educação, com a descentralização da verba sem depender de processos burocráticos mais lentos, o Piem facilita o trabalho da gestão escolar e proporciona maior agilidade na execução de despesas a fim de responder rapidamente a situações emergenciais ou a necessidades imprevistas.

Siga nossas redes sociais, clique aqui!

“O programa tem um papel fundamental no fortalecimento da educação municipal, com foco no apoio às escolas em sua gestão pedagógica. Para as escolas municipais, o Piem representa uma importante ferramenta para a melhoria do ambiente de aprendizagem”, ressaltou a secretaria.

PIEM – Assim como em municípios da região, Rio Bonito instituiu o programa pela Lei Municipal 2540, de 19 de abril de 2023, que possibilita a implementação de ações mais rápidas e com maior aderência às necessidades específicas de cada instituição. Os recursos financeiros podem ser investidos em materiais didáticos, recursos pedagógicos, equipamentos e atividades extracurriculares que impactam diretamente a qualidade do ensino.

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias